População vai ajudar a escolher nome de novo cão do Corpo de Bombeiros
Filhote, de apenas dois meses e meio, vai ser treinado para salvar vidas, buscando vítimas de desabamentos e soterramentos
Às vésperas das chuvas de Verão, o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) ganhou um novo “soldado”: um Pastor Holandês de apenas 2 meses e meio reforçará o time de heróis de quatro patas da corporação e atuará na busca por vítimas de soterramentos causados por deslizamentos de terra e desabamentos de edificações. E a população vai poder ajudar a corporação a escolher o nome do novo integrante do canil CBMERJ, através de uma votação que acontece no Instagram do Corpo de Bombeiros RJ: @corpodebombeiros_rj. As opções são Hope ou 02.
+ Manutenção da Cedae paralisa abastecimento de água no Rio e na Baixada
O filhote já iniciou o treinamento, que tem duração média de um ano e meio a dois anos, no 2° Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2° GSFMA). Junto ao seu condutor, o cãozinho começou a ser estimulado e adaptado a diferentes tipos de terrenos, como grama, lama, terra e pedras, simulando escombros em desastres. Mas terá tempo para brincadeiras, que são direcionadas para que desenvolva equilíbrio, destreza e obediência.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Cada atividade tem um propósito e ajuda a construir suas habilidades para o trabalho de salvamento e resgate. “Hoje, o canil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro é referência, com 13 animais aptos e 3 filhotes em preparação. Acabamos de formar uma nova turma de condutores, especialistas no serviço de busca, resgate e salvamento com cães. Nossos binômios, dupla formada pelo militar e o farejador, estão entre os melhores do Brasil e apoiam operações em todo o estado, no território nacional e mesmo em missões internacionais“, destacou o secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.