Poder e fé: documentário desvenda as relações entre religião e política
Projeto audiovisual de alunos da PUC-Rio expõe o impacto da religiosidade no Brasil, agindo como um dos poderes da República. Assista!
As eleições presidenciais de 2022 são examinadas por uma nova ótica no documentário O Quinto Poder. Idealizado pelos alunos de jornalismo da PUC-Rio Duda Gimenes, Thamila Soares, Phillipe Caula e Liz Salgado, o curta-metragem explora a capacidade que a religiosidade teve de impactar o resultado do último pleito, em particular as denominações protestantes do cristianismo.
+ Incentivo de torcedores ao futebol feminino vira tema de documentário
Intercalando entrevistas e narração, o projeto se debruça principalmente sobre a avalanche de notícias falsas relacionadas à religião dos candidatos que foram veiculadas nas redes sociais durante o período eleitoral. “O nosso objetivo foi retratar a relação entre a religião e a política, especialmente com a extrema direita”, explica Duda Gimenes. “Essa manipulação ficou bem escancarada por causa das eleições e a gente também viu muitas igrejas assumindo um lado político”, completa.
Mesmo enfrentando alguns obstáculos, a exemplo de entrevistados que não responderam aos convites a tempo, os integrantes consideram que fizeram um trabalho completo. “É um retrato das eleições de 2022. Daqui a cinco ou seis anos as pessoas podem assistir e experimentar o que a gente viveu no ano passado”, opina Thamila Soares.
*Professor responsável pela orientação do documentário.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
__________
Este conteúdo integra o conjunto transmídia que reúne produções em texto, áudio e vídeo inspiradas nas Metas do Milênio, da ONU. Essas produções foram feitas por estudantes de Comunicação da PUC-Rio, com a orientação dos professores Alexandre Carauta, Chico Otavio, Creso Soares Jr, Felipe Gomberg, Luís Nachbin e Mauro Silveira.