Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário

Saída para o trânsito: Barra inicia seis obras estratégicas no primeiro semestre

Com aporte de 200 milhões de reais, Plano de Mobilidade prevê novidades como a criação de uma rotatória no encontro das avenidas Ayrton Senna e Lúcio Costa

Por Luiza_Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 fev 2026, 06h39 • Atualizado em 13 fev 2026, 08h37
Barra_DETALHE.png
Plano de Mobilidade da Barra da Tijuca: previsão é que as obras sejam concluídas até 2028 (Secretaria municipal de infraestrutura/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Após anos de crescimento acelerado e congestionamentos crônicos, a Zona Sudoeste do Rio entra em uma nova etapa de reconfiguração viária. Com aporte de 200 milhões de reais, o Plano de Mobilidade da Barra da Tijuca aposta em seis obras estratégicas para destravar o trânsito da região, com início previsto ainda no primeiro semestre, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

    Entre as novidades, estão a criação de uma rotatória no encontro das avenidas Ayrton Senna e Lúcio Costa; a construção de uma ponte sobre o Canal do Arroio Fundo; a reorganização das agulhas da Ayrton Senna e a abertura de uma via alternativa ao longo do Canal de Marapendi.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    No Recreio, o projeto inclui uma passagem inferior na Avenida Alfredo Baltazar da Silveira e mais uma passarela na estação Asa Branca, na chegada da Transolímpica. “As ações foram priorizadas pelo impacto na redução dos gargalos”, afirma o secretário Wanderson Santos. A previsão é que as obras sejam concluídas até 2028. 

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês