Pedala, carioca! Como será o plano de expansão das ciclovias do Rio
Ele orienta as ações da prefeitura nos próximos 10 anos e prevê até 442 novas ligações, o que representa até mil quilômetros a mais de rede em toda a cidade
A Secretaria municipal de Transportes (SMTR) e a CET-Rio lançaram, nesta quinta (9), o Plano de Expansão Cicloviária – CicloRio. Com o objetivo é estimular cada vez mais o uso da bicicleta como modo de transporte, interligar toda a cidade e facilitar a conexão aos centros de bairros, a grandes equipamentos urbanos e, sobretudo, à rede de transportes de média e alta capacidade, o plano vai orientar as ações da prefeitura nos próximos 10 anos. Ele prevê até 442 novas ligações, o que representa até mil quilômetros a mais de rede em toda a cidade.
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“Essa é uma demanda histórica dos ciclistas“, disse a secretária de Transportes, Maína Celidonio, destacando que houve um aumento do uso das ciclovias por conta da pandemia, já que novos hábitos de entrega levaram mais trabalhadores a usar as ciclovias. “O que queremos é a qualificação da rede existente, propor uma rede e, por meio da participação popular, qualificar o que é prioridade para a população”, concluiu ela.
“Na Zona Oeste, vemos muitas pessoas usando bicicletas nas estações do BRT Transoeste. Nas novas estações, sejam as que estamos construindo ou reformando, teremos bicicletários. Isso vai permitir que a pessoa utilize a bicicleta e pegue o BRT”, acrescentou o prefeito Eduardo Paes, enfatizando que o uso das bikes, além do impacto no trânsito, traz saúde e ajuda o meio ambiente. “Também trouxemos de volta o trabalho de manutenção das ciclovias, várias estão sendo recuperadas”, disse.
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No auge da sua implantação, a rede cicloviária do Rio de Janeiro somou 457 km de infraestrutura. Em 2021, a cidade passou a ter como meta estratégica conectar as estações de transporte público com a malha cicloviária a fim de permitir que as pessoas possam optar pelo uso da bicicleta na sua jornada diária, de forma segura, como principal modo de transporte ou associado ao transporte público. Em 2022, foram implantados 30 km de novas ciclofaixas e ciclorrotas, distribuídas pelas cinco áreas de planejamento da cidade, que conectam 55 estações. Foram contemplados os seguintes bairros: Barra da Tijuca, Benfica, Campo Grande, Cascadura, Catete, Centro, Cidade Nova, Engenho de Dentro, Flamengo, Gamboa, Glória, Inhaúma, Ipanema, Santo Cristo, São Conrado, São Cristóvão, Saúde e Vila Militar. A meta da cidade é conectar 100% das estações de transporte de média e alta capacidade (BRT, VLT, trem, metrô e barcas) à rede cicloviária até o fim de 2024.