Continua após publicidade

Pessoas condenadas por racismo não poderão assumir cargos públicos no Rio

De acordo com nova lei, vedação só acontecerá com a condenação em decisão transitada em julgado — quando não existe mais recurso

Por Da Redação
26 out 2023, 18h31

A partir desta quinta (25), pessoas condenadas por racismo ou injúria racial não poderão ser nomeadas a cargos públicos nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do estado do Rio. Foi publicada no Diário Oficial a lei, proposta pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e sancionada pelo governador Claudio Castro nesta quarta (25), que veta a nomeação para cargos públicos — de forma direta ou indireta — dos condenados. De acordo com o regulamento, porém, a vedação só acontecerá com a condenação em decisão transitada em julgado — quando não existe mais recurso.

+ Final da Libertadores: prefeitura proíbe álcool no entorno do Maracanã

“O racismo é um crime abominável, a partir do momento em que o Estado impede a nomeação de pessoas condenadas, está mostrando de uma forma clara à sociedade que não tolera nem compactua com práticas racistas”, diz o deputado estadual Carlos Alberto Ribeiro da Silva, o Carlinhos BNH (PP), autor do projeto.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Segundo o parlamentar, o objetivo é impedir nomeações no âmbito da administração pública de condenados pela Lei Federal 7.716/1989, que define os crimes “resultantes de preconceito de raça ou de cor” e que estabelece punições por discriminação de raça, cor, etnia, religião ou país de nascimento.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.