Continua após publicidade

Pesquisa traça perfil do turista e aponta: 20% não voltaria

Pesquisadores ouviram 1000 visitantes entrangeiros, em oito bairros cariocas, entre os dias 26 de dezembro e 1º de janeiro

Por Fábio Codeço Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 jan 2017, 16h52 - Publicado em 4 jan 2017, 15h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • boulevard olímpico
    Boulevard Olímpico: nova área de lazer foi mais visitada que a praia pelos turistas neste fim de ano (Gianne Carvalho)

    Como já é praxe, a Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio e a Fundação Cesgranrio realizaram uma pesquisa na semana que antecede o Réveillon com 1000 turistas estrangeiros que visitaram a cidade neste período. Os dados, coletados entre os dias 26 de dezembro e 1º de janeiro, em oito bairros cariocas, ajudam a traçar um perfil dos visitantes e a captar a percepção deles em relação à cidade.

    Publicidade

    Os resultados apontam, por exemplo, que a maior parte dos turistas vem da Europa (38%), seguidos dos norte americanos (25%) – apenas 20% são latino-americanos. Alguns dados são curiosos, a exemplo do fato de que, este ano, 25% deles se hospedaram via Airbnb e de que, mesmo em pleno verão, o Boulevard Olímpico foi mais visitado que a praia. O ponto negativo mais repetido pelos turistas foi, aliás, o calor. Já a população anfitriã encabeçou a lista de pontos positivos, que incluía também, vejam só, prestação de serviço – aspecto apontado por 15% dos entrevistados. Mesmo assim, e com toda sua beleza, 20% dos entrevistados afirmaram que não retornariam ao Rio, dado que deve estar diretamente ligado a experiências ruins por aqui. E, portanto, deve servir como sinal de alerta.

    Publicidade

    A pesquisa foi coordenada por Bayard Boiteux, diretor do Instituto de Pesquisas e estudos do Turismo do RJ, Com apoio do site Consultoria em Turismo e da Sergio Castro Imóveis.

    Veja a pesquisa completa:

    Publicidade

    I-Genero

    54% masculino

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    46%feminino

    II-Escolaridade

    Publicidade

    25% ensino fundamental

    30% médio

    Publicidade

    45% superior

    Continua após a publicidade

    III-Ptrocdência

    38%Europa

    25%America do Norte

    20%America do Sul

    5% Asia

    Continua após a publicidade

    2% outros

    IV-Forma de hospedagem

    50% Hotel

    25%Airbnb

    20% apartamentos de temporada

    Continua após a publicidade

    5%casas de amigos

    V-Forma de organização da viagem

    65% por conta própria

    35% agência de viagens

    VI-Meio de transporte utilizado

    Continua após a publicidade

    65%aereo

    25% marítimo

    10% terrestre

    VII-Atrativos visitados no Rio

    35% Corcovado

    20% Pão de Açucar

    18% Boulevard Olímpico

    15% praias

    10% Jardim Botânico

    2% Parque do Flamengo

    VIII-Pontos negativos

    30% calor

    20% preços

    19% sinalização Turistica

    16% limpeza urbana

    8% suvenires

    4% segurança

    3% táxis

    IX-Pontos positivos

    25% população anfitriã

    20% informação turística

    17% gastronomia

    15% prestação de serviço

    12% metrô

    8% praias

    3% museus

    X-Outras cidades visitadas

    24% Paraty

    18% Buzios

    17% Niteroi

    15% Ilha Grande

    10% Arraial do Cabo

    9% Angra dos Reis

    4% Itatiaia

    3% outras cidades

    XI-Faixa Etária

    18/27 29%

    28/49  46%

    50/70-19%%

    Mais de 70-6%

    XII-Grau de satisfação

    80% retornaria ao Rio

    20% não retornaria

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.