Pesquisa sobre experiência de turismo no Rio dará descontos em atrações
Consulta, que vai até 5 de janeiro, utilizar ferramenta de inteligência artificial e tem como objetivo identificar padrões de comportamento dos visitantes
A Riotur lançou nesta terça (26) uma pesquisa sobre a experiência turística na cidade que dará vouchers de desconto para usar em atrações turísticas a quem participar. A consulta vai até o dia 5 de janeiro.
Para isso, é preciso responder a um questionário rápido. Os dados serão coletados por meio de QR codes distribuídos pelos onze bairros que terão palcos durante a virada, incluindo cartões-postais como o Pão de Açúcar e a Praia de Copacabana.
+ Quem terá direito à vacina contra a dengue disponibilizada pelo SUS
O objetivo da pesquisa é, a partir das informações, realizar melhorias na segurança, cultura e lazer no Rio. Cariocas e turista de todas as faixas etárias podem participar.
Os dados colhidos serão processados pelo Sistema Especialista Turístico (SET), ferramenta de inteligência artificial que analisa grandes volumes de informações e a partir disso, identificar padrões de comportamento dos visitantes.
Com isso, o sistema ajuda os gestores na tomada de decisões, detectando tendências, encontrando soluções para problemas e explorando novas possibilidades.
“Quanto maior a participação de cariocas e turistas, mais informações teremos para traçar novas diretrizes para atrair mais e mais visitantes, gerando emprego, renda e melhorando a qualidade de vida da população”, afirmou Ronnie Costa, presidente da Riotur, ao Globo.
+ Com nova variante detectada, casos de dengue sobem 450% no Rio
O SET foi contemplado na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo no Prêmio Nacional de Turismo deste ano.
É a primeira vez que o sistema será empregado nessas proporções. A iniciativa é da Riotur, em parceria com a Embratur, Smart Tour e Grupo Iter.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui