Pesquisa sobre experiência de turismo no Rio dará descontos em atrações

Consulta, que vai até 5 de janeiro, utilizar ferramenta de inteligência artificial e tem como objetivo identificar padrões de comportamento dos visitantes

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
26 dez 2023, 13h01
Praia do Flamengo: local é um dos pontos de coleta de dados para pesquisa (Tania Rego/Agência Brasil)
Continua após publicidade

A Riotur lançou nesta terça (26) uma pesquisa sobre a experiência turística na cidade que dará vouchers de desconto para usar em atrações turísticas a quem participar. A consulta vai até o dia 5 de janeiro.

Para isso, é preciso responder a um questionário rápido. Os dados serão coletados por meio de QR codes distribuídos pelos onze bairros que terão palcos durante a virada, incluindo cartões-postais como o Pão de Açúcar e a Praia de Copacabana.

+ Quem terá direito à vacina contra a dengue disponibilizada pelo SUS

O objetivo da pesquisa é, a partir das informações, realizar melhorias na segurança, cultura e lazer no Rio. Cariocas e turista de todas as faixas etárias podem participar.

Os dados colhidos serão processados pelo Sistema Especialista Turístico (SET), ferramenta de inteligência artificial que analisa grandes volumes de informações e a partir disso, identificar padrões de comportamento dos visitantes.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Com isso, o sistema ajuda os gestores na tomada de decisões, detectando tendências, encontrando soluções para problemas e explorando novas possibilidades.

“Quanto maior a participação de cariocas e turistas, mais informações teremos para traçar novas diretrizes para atrair mais e mais visitantes, gerando emprego, renda e melhorando a qualidade de vida da população”, afirmou Ronnie Costa, presidente da Riotur, ao Globo.

Continua após a publicidade

+ Com nova variante detectada, casos de dengue sobem 450% no Rio

O SET foi contemplado na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo no Prêmio Nacional de Turismo deste ano.

É a primeira vez que o sistema será empregado nessas proporções. A iniciativa é da Riotur, em parceria com a Embratur, Smart Tour e Grupo Iter.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.