Continua após publicidade

Bagunça o ano inteiro

Pesquisa exclusiva de VEJA RIO revela o mau comportamento de muitos cariocas, que sabem como poucos usufruir a cidade mas têm enorme dificuldade de seguir as regras da boa convivência

Por Rafael Sento Sé
Atualizado em 5 dez 2016, 15h43 - Publicado em 24 fev 2012, 20h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Muita gente prefere amenizar e chamar de jeitinho carioca o que, na verdade, não passa de uma demonstração de desrespeito ao próximo. Em casa, no trânsito, nas vias públicas ou na areia, sobram demonstrações de incivilidade que flagramos no dia a dia da cidade. Por vezes, nosso espírito boa-praça e amistoso – uma virtude sempre destacada pelos turistas – descamba para certa permissividade ante o mau comportamento alheio. Não só toleramos como incorporamos à nossa rotina práticas altamente nocivas, sem nos darmos conta disso. Jogar papel no chão, avançar o sinal de trânsito e parar o carro sobre a faixa de pedestres tornaram-se cenas habituais nas ruas. No Carnaval, depois de cada bloco que desfilava seguia um tsunami de lixo, sem falar nas centenas de pessoas detidas por urinar na calçada.

    Publicidade

    Para aferir a quantas anda o cuidado da população com a cidade, VEJA RIO fez uma pesquisa com pouco mais de 2?000 moradores, que revelaram seus costumes e também suas reações diante de situações do nosso cotidiano. As respostas, tabuladas e analisadas pelo Departamento de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Abril Digital, surpreendem negativamente. O levantamento mostra que o carioca faz do espaço público uma terra sem lei – e nem mesmo em casa o bom exemplo é dado. Felizmente, estão em curso diversas iniciativas para coibir ou reprimir as transgressões. Com o intuito de conscientizar quem pratica tais deslizes, a campanha Rio, Eu Amo, Eu Cuido criou um decálogo de recomendações do gênero “Assim como em casa, faço xixi somente no banheiro”. No momento em que o Rio se prepara para acolher os dois principais eventos esportivos do planeta, temos uma ótima oportunidade de modificar nossa conduta. Assim, a cidade, que completa 447 anos na próxima quinta-feira, 1° de março, terá ainda mais motivos para receber os parabéns.

    Publicidade

    clique nas imagens abaixo para ampliá-las

    [—FI—]

    Publicidade
    Publicidade

    [—FI—]

    Publicidade
    Publicidade

    [—FI—]

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.