Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Quando o Natal ganha estilista: a febre do personal natalino no Rio

Em busca de praticidade, mas sem perder a exclusividade e a beleza, cariocas recorrem a serviços de aluguel e montagem de árvores

Por Alessandra Medina
Atualizado em 5 dez 2025, 10h16 - Publicado em 5 dez 2025, 07h02
Natal dos ricos/Personal árvore de natal
Além da decoração: “Eu vendo emoções”, explica Anette Fidelis, que decorou a casa de Dandynha Barbosa (Ana Paula Amorim/Divulgação)
Continua após publicidade

A influencer Dandynha Barbosa, neta do apresentador Chacrinha (1917-1988), cresceu numa casa em que a decoração de Natal era levada a sério. Bastava dezembro chegar para que a família se imbuísse da tarefa de montar a árvore e espalhar papais-noéis pelos cantos.

Hoje, a criadora de conteúdo de 34 anos é mãe de Maria Valentina, 4, e faz questão de manter o ritual com a filha. A diferença é que, há três anos, ela conta com a ajuda de uma especialista — ou melhor, “personal natalino”, como vêm sendo chamados os profissionais que oferecem serviços personalizados de criação, montagem e aluguel de árvores e enfeites. Desta vez, a pedida foi o Golden Dream, um pinheiro de 3 metros de altura ornado com folhas brilhantes e bolas douradas de tamanhos variados que se espalham pelo chão — a tendência do ano.

O destaque é a presença de um urso polar branco de 1,10 metro de altura e seus filhotes. “No primeiro Natal da minha filha, eu mesma me encarreguei de tudo. Vejo as fotos e dou risada porque ficou bem feinha. Quem tem filhos quer que a criança viva a magia desta época. E aí tem que caprichar mesmo”, opina Dandynha.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

A praticidade aliada à perfeição tem um custo. Embora o orçamento dependa do desejo do cliente, alugar um pinheiro de 2,40 metros, o tamanho que mais sai, parte de 8 000 reais. “É um trabalho exclusivo. Vou à casa do contratante, ouço as ideias e, a partir das informações, crio um projeto”, conta Anette Fidelis, que além de Dandynha Barbosa tem como parceiros o Fórum de Ipanema, o hotel JW Marriott, na Praia de Copacabana, e o Sheraton, na Avenida Niemeyer.

“Tenho na minha equipe marceneiros, serralheiros e uma costureira só para confeccionar as roupinhas dos personagens. Nenhum Papai Noel é igual ao outro. Não é só decoração. Eu vendo emoções”, atesta.

Continua após a publicidade

O serviço de personal natalino vem ganhando espaço com uma forcinha das redes sociais. Uma vez eternizado no feed, o cenário precisa ser renovado no ano seguinte. O comércio agradece. Segundo a Business Research Insights, o setor global de ornamentação de Natal movimentou cerca de 5,3 bilhões de dólares em 2023. A estimativa para este ano é de cerca de 5,6 bilhões. No Brasil, os números também são animadores: 114,9 bilhões de reais, de acordo com a ABCasa, a associação do setor.

+Árvore de Natal da Lagoa: O que você precisa saber antes da inauguração

Quem não tem muita paciência pode optar pela pronta-entrega, sem dores de cabeça para desembolar o pisca-pisca. Com dez filiais espalhadas pela cidade, a Vivian Festas investe em todas as frentes: vende adereços e kits de enfeites e aluga árvores prontas para brilhar no Instagram.

“O nosso lema é que o cliente entre na loja e já resolva a vida. Quem quer se arriscar na montagem tem a ajuda de consultores”, diz Amanda Lima, gerente de marketing e filha de Vivian, a fundadora. Para cumprir a promessa, mãe e filha importaram 25 contêineres da China e da Alemanha com trinta tipos de pinheiros, inclusive o mais magrinho, apelidado de treezempic, em alusão à caneta emagrecedora. Parte do carregamento pode ser visto na loja-conceito do Shopping Uptown, na Barra, um espaço de 800 metros só com artigos natalinos.

Continua após a publicidade

O aluguel de um pinheiro de 1,80 metro já decorado sai a partir de 2 100 reais. Já a venda varia de 1 800 a 3 000 reais. As opções com penduricalhos da Disney, escolhida pela cantora Ludmilla e pela esposa, Brunna Gonçalves, chegam facilmente aos 20 000 reais, por causa do licenciamento.

Até mesmo o mercado de casamentos entrou na onda. Especialista em decoração de festas, Juan Azevedo, da Florart, foi praticamente forçado pelas clientes a oferecer o serviço de montagem de árvore. Fecha a agenda com dois meses de antecedência. Só em novembro, foram doze atendimentos.

No cardápio, há arrumação com os próprios adereços da dona da casa, a partir de 2 000 reais, ou a tarefa do zero, que custa de 16 000 a 70 000 reais. “Minhas clientes não querem apenas uma árvore com bolas, luzes e laços. Elas almejam uma assinatura”, afirma ele, contratado pela influenciadora Patty Oliveira, do perfil @etables_pt, e por outras figuras do high society que preferem manter o anonimato. A ostentação, nesse caso, fica restrita ao cenário.

lud e bruna credito instagram vivianfestasoficial (2).jpg
Sem limites: Ludmilla e Brunna Gonçalves, clientes da Vivian Festas, optaram por enfeites da Disney, que encarecem o serviço (instagram @vivianfestasoficial/Divulgação)
Continua após a publicidade

Faça você mesmo

Especialistas dão dicas para quem não quer abrir mão da tradição

1. Uma árvore de 2,40 metros precisa de, no mínimo, 45 laços duplos, quarenta flores, 45 bolas nos tamanhos 10 e 12 centímentros e, no mínimo, quatrocentos pisca-piscas.

2. Comece a montagem pelas luzinhas, enrolando galho por galho. Se passar as lâmpadas só por dentro da árvore, o brilho não será tão forte. Este ano, o jogo com luzes estroboscópicas está em alta.

3. A tendência da vez é usar bolas bem grandes. Quanto maior, melhor. Como custam caro — uma unidade de 25 centímetros sai por 70 reais — as influenciadoras estão ensinando a forrar bolas infantis de futebol de salão com uma malha aveludada.

Continua após a publicidade

4. O chão ao redor da árvore também deve ser decorado. Dá para usar caixas grandes de presentes fake ou personagens como Papai Noel ou Soldadinho de Chumbo. Outra sugestão é comprar festão da cor da árvore e preencher o espaço que falta até o solo.

pasi-virtakari-P3ojp2wtA5k-unsplash.jpg
Decoração natalina: como manter a beleza do natal de maneira fácil (Pasi Virtakari/Unsplash/Divulgação)
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 29,90/mês