Quantas pessoas se reuniram contra a PEC da Blindagem em Copacabana
Ato musical histórico reuniu Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Djavan, entre outros, e levou 41,8 mil pessoas às ruas no Rio

Acompanhado de Caetano Veloso, Chico Buarque e Djavan, Gilberto Gil cantou os versos “O Rio de Janeiro Continua Lindo”, da canção Aquele Abraço, para 41,8 mil pessoas – estimativa de público que compareceu ao ato contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e contra a anistia, na Praia de Copacabana, na tarde do último domingo (21). O cálculo é feito pelo Monitor do Debate Político do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a ONG More in Common.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
+ Funcionários da Comlurb paralisam coleta de lixo e causam transtorno
O protesto que reuniu uma multidão para ver os ídolos da MPB em um ato musical histórico começou com a apresentação de Maria Gadu – primeira a subir no trio elétrico e cantar Como Nossos Pais, canção de Elis Regina. Depois, Os Garotin emendaram na letra de Olhos Coloridos, de Sandra de Sá. Antes dos gigantes pisarem no carro de som, Marina Sena brilhou com a música de abertura da novela Vale Tudo, Brasil, composta por Cazuza, Nilo Romero e George Israel – eternizada na voz de Gal Costa.
Caetano Veloso foi o primeiro dos grandes nomes esperados a assumir o microfone. Cantou Podres Poderes, Gente, Índio, Desde Que o Samba É Samba, entre outros sucessos, junto ao coro do público. Na sequência, Gilberto Gil, Chico Buarque, Djavan, Paulinho da Viola, Geraldo Azevedo, Lenine, Ivan Lins e Frejat subiram no trio, um de cada vez, para cantarem juntos em diferentes configurações. Djavan e Caetano tocaram Sina; Gil e Chico cantaram Cálice; Gil e Caetano se revezaram em Cajuína; Chico e Djavan dividiram Samba Do Grande Amor. Ao final, todos entoaram juntos Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida e Quem Te Viu, Quem Te Vê. A manifestação terminou com os clássicos Vou Festejar e Não Deixe O Samba Morrer no comando de Pretinho da Serrinha e Martina Sena.