Aprenda a fazer rabos de cavalo diferentes
Preparamos quatro tutoriais ilustrados do penteado que não sai de moda entre as cariocas. Faça você mesma um rabo de cavalo diferente
O calor já anuncia que é tempo de prender os cabelos. Mas nada de coquinho básico, daqueles que costumamos fazer sem a menor pretensão, só para deixar a nuca livre. Aposte em rabos de cavalo diferentes e, ao mesmo tempo, descomplicados. Madeixas metade presas, metade soltas, com topete e tranças estão entre as tendências da temporada. Simples, rápido e versátil, o penteado pode ser usado em diversas ocasiões, desde a academia até mesmo um casamento. Conheça as melhores opções para o seu formato de rosto, tome nota dos produtinhos que os top hairstylists da cidade recomendam na hora de pentear e siga o passo a passo ilustrado.
Democrático, o penteado combina com todo tipo de mulher e cabelo, mas há alguns truques para adaptá-lo ao formato do rosto. “Rabo de cavalo com topete, por exemplo, alonga os arredondados e suaviza os quadrados”, explica a hairstylist Sonia Nesi, do Studio Sonia Nesi. Já quem tem a face retangular, alongada, com maxilar bem marcado e reto e a testa na mesma largura, deve evitar os cabelos muito colados no topo, dando preferência ao volume e às ondas. “No caso do rosto triangular, com a testa mais estreita do que o maxilar, opte pelo rabo com a raiz fofa e um pouco de volume nas laterais. Se for um triângulo invertido, com a testa mais larga do que o maxilar, crie um volume nas laterais. Franja também fica bacana”, sugere o hairstylist Dudu Castro, do Crystal Hair. Para o oval, considerado de proporções perfeitas, vale qualquer tipo de penteado.
Antes de navegar pelos quatro tutoriais a seguir, lembre-se de ter à mão, para pentear, os seguintes itens:
Leave-in: ideal para deixar os fios no lugar, especialmente os cacheados. Ao aplicar o produto, vá amassando a cabeleira com as mãos.
Gel: opção para quem quer conferir ao look um efeito molhado e brilhante. É mais indicado para rabos com estruturas mais armadas, como o topete.
Mousse modeladora: como o nome diz, ajuda a modelar o penteado, deixando-o firme, mas sem aquele aspecto tão artificial mais comum ao gel.
Pomada: ajuda a modelar os fios, mas a dica é optar por um produto que deixe os cabelos mais soltos e com movimento. Use pouca quantidade, para não deixar as madeixas com aspecto de oleosas.
Spray: elimina o frizz e fixa a forma do cabelo. Use para finalizar o penteado. “Existem duas versões do produto, uma que dá efeito seco e outra que proporciona efeito molhado. Este último está em alta, e é mais indicado para ocasiões festivas”, explica Bruno Valetim, hairstylist da Ophicina do Cabelo.
PASSO A PASSO
1 – Rabo de cavalo semipreso
Por Marina Marques, hairstylist do Crystal Hair.
2 – Rabo de cavalo com tranças laterais
Por Mario Silva, hairstylist do Single Hair & Beauty. Fotos: Renata Tribuzy.
3 – Rabo de cavalo lateral com trança embutida
Por Flávia Morozesck, hairstylist do Uma Spa Boutique. Modelo: Camy Filgueiras, do blog de moda homônimo.
4 – Rabo de cavalo trançado
Por Tatiane Ferreira, hairstylist do Werner Coiffeur.