Protestos contra corrupção, a ditadura militar e a redemocratização mobilizaram o Rio em décadas passadas. Nesta quinta, o povo volta às ruas contra a redistribuição dos royalties do petróleo
Por Ernesto Neves
Atualizado em 5 dez 2016, 15h55 - Publicado em 10 nov 2011, 11h26
Nesta quinta (10), às 15 horas, acontece uma grande manifestação na Candelária contra a redistribuição dos royalties do petróleo. O comício conta com shows de Lulu Santos e Sorriso Maroto, entre outros, e trens, metrô e barcas não cobraram passagens para facilitar a chegada da população. No evento, a indignação acontece pela mudança nas regras sobre a receita do petróleo, que pode tirar do Rio R$ 125 bilhões até 2020. No passado, a cidade se uniu contra outros problemas, como a corrupção do governo Collor e a repressão da ditadura militar. Relembre esses eventos históricos em nossa galeria.
1/6 Em 1968, os cariocas foram para a rua protestar contra a ditadura militar. Instaurado pelo golpe de 1964, o regime estava cada vez mais rigoroso, com censura e prisões se espalhando pelo país (Pritui Pandin)
2/6 O protesto reuniu milhares de pessoas na Avenida Presidente Vargas, incluindo artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil (Redação Veja rio)
3/6 No início dos anos 80, o governo militar do general Figueiredo vivia seu pior momento. Com taxas de inflação em 200% ao ano, desemprego e recessão, o povo encheu a Cinelândia nos comícios pela democracia. Estiveram no protesto de 16 de abril de 1984 cerca (Divulgação)
4/6 Em 1989, pela primeira vez em 29 anos, o país teve sua primeira eleição democrática para presidente. Mas o governo do presidente eleito, Fernando Collor de Mello, foi um balde de água fria para a população. No ano de 1992, o povo rebelou-se após denúncias (Redação Veja rio)
5/6 O movimento ficou conhecido como cara-pintada, pelo grande volume de estudantes que escreviam palavras de ordem com tinta no rosto. Manifestações percorreram a orla na praia de Copacabana, reunindo milhares de pessoas. Todos usaram cor preta, que simboliz (Redação Veja rio)
6/6 Xuxa, Letícia Spiller e políticos como a ex-governadora Rosinha Garotinho e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, protestaram pela primeira vez contra a mudança nos royalties em março de 2010. Do palco, Neguinho da Beija-Flor e Fernanda Abreu comandavam a mult (Redação Veja rio)
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Domine o fato. Confie na fonte. 10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. *Assinantes da cidade do RJ
A partir de 35,90/mês
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.