Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Parque Piedade Arlindo Cruz é inaugurado com familiares do sambista

No antigo campus da Universidade Gama Filho, o espaço de 23 000 metros quadrados tem pista de skate, o campo de futebol e memorial para relembrar o passado

Por Da Redação
27 out 2025, 18h16
Nova forma: terreno onde fiacava o campus da Universidade Gama Filho se torna Parque Piedade Arlindo Cruz em homenagem ao sambista.
Nova forma: terreno onde fiacava o campus da Universidade Gama Filho se torna Parque Piedade Arlindo Cruz em homenagem ao sambista. (Beth Santos/Prefeitura do Rio de Janeiro)
Continua após publicidade

Viva o samba! Neste domingo (26), o terreno onde ficava a Universidade Gama Filho, fechada há 11 anos, trocou os lápis e os cadernos por música e lazer. Em homenagem ao saudoso sambista, que morreu em agosto deste ano, o Parque Piedade Arlindo Cruz reuniu a família do artista na abertura do espaço.

“Meu pai sempre foi da Piedade, minha família é toda daqui. Meu padrinho Acyr Marques, irmão dele. Mais do que merecido o Parque Piedade ter esse nome, ter essa homenagem, a gente fica muito feliz. Ele, lá do céu, está agradecendo, sorrindo e feliz também”, celebrou o músico Arlindinho Cruz ao Bom Dia Rio.

Compartilhe essa matéria via:

Os visitantes puderam conhecer em primeira mão a pista de skate, o campo de futebol e outras diversas atrações abrigadas ali. O sucesso no primeiro dia foi tanto que houve até fila. Os interessados podem passear pelo parque das terças aos domingos.

As obras no terreno de 23 000 metros custaram 72 milhões de reais. No antigo campus da Universidade Gama Filho, uma das mais tradicionais da cidade, funcionava o Colégio Piedade.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Abandonado por 8 anos, os prédios foram saqueados e a região sofreu com o fechamento das lojas e com a insegurança, até que a demolição dos edifícios em 2023 deu início às obras. Para manter a história da universidade e do colégio, o lugar ganhou um memorial com fotos, uniformes e documentos.

“A gente sabe da importância desse lugar para a formação de milhares de cariocas, gente de todo o Estado do Rio de Janeiro. E, fora a gente poder estar homenageando esse grande poeta do subúrbio carioca, da Zona Norte, o sambista perfeito, Arlindo Cruz, dando o nome desse parque aqui”, disse o prefeito Eduardo Paes ao Bom Dia Rio.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês