Parque do Itatiaia bate recordes de baixa temperatura neste inverno
A temperatura mínima chegou a -1,5ºC no Sul do estado na segunda (5). No município do Rio, o frio continua até quinta (8)
O Parque Nacional do Itatiaia, localizado na Serra da Mantiqueira, no sul do estado do Rio, bateu recorde de temperaturas negativas neste início de inverno. Na madrugada de segunda (5), a temperatura mínima atingiu -1,5ºC.
+ Pandemia agrava o número de pessoas em situação de rua no Rio
Mas essa não foi a temperatura mais baixa do ano: na última quinta (1°), os termômetros assinalaram -9,9°C por volta das 3h da madrugada, quando nevou na parte alta, congelando as nascentes dos 12 rios que cortam a região. Um dia antes, (30), os termômetros marcaram -4,8°C. No inverno de 2017, a temperatura ficou um pouco acima, com os termômetros registrando -9,2°C.
O parque apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 metros, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras. No inverno, o Parque Nacional de Itatiaia é muito procurado por turistas para se hospedar nas pousadas e chalés. Esse foi o primeiro parque nacional do país, inaugurado em 1937 e administrado pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade.
+ Inverno na serra: Petrópolis terá festival de vinhos em julho
Frio
Os moradores da capital do Rio, acostumados à praia e altas temperaturas no verão, estão sofrendo com essa onda de frio no inverno. Na cidade, a temperatura mínima na madrugada tem ficado em torno dos 14°C e a máxima não tem ultrapassado 25°C.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o frio deve continuar até esta quinta (8). Já a partir de sexta (9), a temperatura máxima começa a subir e deve chegar aos 26°C. Para o fim de semana, a previsão é de dias ensolarados e temperaturas mais altas.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui