Para curtir Noronha dentro d’água
Um guia de todas as atividades no mar em Fernando de Noronha
Atividades Aquáticas em Noronha
O paraíso tem nome e fica em terras brasileiras. O arquipélago de Noronha, a pouco mais de 350 km do continente, é formado por 21 ilhas e ilhotas e guarda uma natureza intocada, com cenários de tirar o fôlego. Além disso, Fernando de Noronha também e um dos melhores lugares para mergulho no Brasil, com pontos de naufrágio e uma rica vida marinha para explorar. A visibilidade pode chegar a até 50 metros de profundidade, condição que só é vista igual em alguns poucos pontos do mundo. Curtiu? Então dá uma olhada nessa lista que selecionou 7 atividades aquáticas para curtir o mar de Noronha.
Batismo
Não é preciso ter experiência em mergulho para praticar a atividade em Noronha. Quem tem vontade de explorar o fundo do mar, mas nunca teve a oportunidade ou coragem, pode fazer o “batismo”. As instruções básicas são dadas pelas empresas especializadas no barco, durante o caminho para o ponto de mergulho. Além disso, a pessoa é acompanhada por um mergulhador experiente a até 12 metros de profundidade.
Plana sub
A atividade é feita com uma prancha que é puxada por um barco, que dá a sensação de planar pelo mar. O divertido aqui é que a pessoa pode mergulhar mais fundo ou voltar para perto da superfície somente controlando a direção da prancha. Esse tipo de atividade é feita no porto, na área onde há um naufrágio, mas há opções que vão margeando a costa.
Snorkel nas praias
Quem quer ver um pouco da beleza marinha sem ir em grandes profundidades pode optar pelo snorkel em algumas das praias de Noronha. As melhores são a Baía dos Porcos, e as praias do Sancho, considerada a mais bonita do Brasil, do Meio, do Porto e Sueste. Todas têm a água cristalina, e grande concentração de peixes, raias e também tartarugas.
Piscinas naturais
A formação rochosa da ilha esconde diversas piscinas naturais próximas às praias, ótimos lugares para relaxar e ficar curtindo a paisagem incrível de Noronha. Uma delas fica no Morro de Fora, entre as praias do Meio e Conceição. Uma caminhada rápida pelas pedras e pronto, a piscina mais linda que você já viu. Mas há muitas outras. Na Trilha do Abreu ficam mais algumas, que recompensam os aventureiros depois da caminhada.
Mergulho com cilindro para os experientes
Além do batismo, que é feito com aqueles que nunca mergulharam antes, Noronha oferece uma infinidade de pontos para mergulho para todos os níveis de experiência. O mar do Dentro é indicado para os iniciantes, com pontos como o Buraco do Inferno, Ressurreta e Morro de Fora, todos com profundidades de até 15 metros. Para os experientes, os melhores pontos são a Caverna da Sapata e Cordilheiras, que chegam até 30 metros e têm em alguns pontos fortes correntes.
SUP
Alguns pontos de Noronha possuem o mar mais calmo, sendo ótimas opções para travessia de SUP . O principal trajeto para esse tipo de atividade é entre o Porto e a praia da Cacimba, com parada na praia da Conceição. Todo o percurso é acompanhado por guias, e a volta é feita por um barco reboque, já que o vento contrário atrapalha as remadas.
Trilhas na água
Fernando de Noronha é conhecida pela infinidade de trilhas por terra que levam a praias incríveis e de acesso restrito. A novidade por lá agora são os caminhos feitos por mar, nadando, para observação de animais.
Essa atividade é realizada com acompanhamento de guias, com experiência nos locais que podem ser explorados sem perigos. Um exemplo é a saída da praia da Cacimba, que dá a volta pelos pedras Dois Irmãos para observar os animais marinhos.
Como chegar em Fernando de Noronha:
Não há voos diretos para Noronha, mas há saída das principais cidades do Brasil que fazem escala em Recife, partida para a ilha. Confira as possibilidades de voo para Fernando de Noronha na Expedia.
E veja mais dicas de Noronha no blog Juju na Trip.