Pão de Açúcar inaugura observatório de baleias-jubarte
Com o auxílio de binóculos uma luneta, visitantes vão poder avistar os animais por lá até o dia 10 de agosto
Elas já viraram figurinhas carimbadas na paisagem oceânica durante o inverno carioca, mas, tão majestosas, seguem arrancando suspiros quando avistadas. Haja clique!
Até o dia 10 de agosto, quem for ao Parque Bondinho Pão de Açúcar vai poder tentar a sorte de enxergar uma baleia-jubarte no primeiro observatório de baleias do Rio, instalado no Mirante do Gigante, em uma das partes mais altas dos ponto turístico.
O projeto é fruto de uma parceria com o Projeto Baleia Jubarte, e oferece binóculos e uma luneta aos interessados.
+ Quanto custa se hospedar na penthouse do Copacabana Palace, a melhor suíte da América do Sul
Às segundas, quartas e sextas, entre 9h e 12h, monitores estarão no local para ajudar os visitantes a localizar os animais, que nesta época do ano migram da Antártica para o Nordeste brasileiro a fim de reproduzir e dar à luz filhotinhos.
Lá de cima, é possível avistar a Ponta do Arpoador, que começa a ter seu significado histórico resgatado à medida em que, a cada período de temperaturas mais baixas, as baleias-jubarte, voltam a dar o ar da graça por lá depois de tantas décadas de caça predatória.
+ Concurso vai premiar melhor pastel e sanduíche da orla
Além disso, os visitantes podem se deleitar com a exposição fotográfica Baleias Cariocas, que traz imagens inéditas e belíssimas das jubartes no Rio de Janeiro, além da réplica da cauda de um dos primeiros avistadas na região, carinhosamente batizada de “Almirante Ibsen” em homenagem ao Vice-Almirante Ibsen de Gusmão Câmara, carioca e pioneiro da defesa das baleias no Brasil.
“Tem sido uma grande satisfação acompanhar a recuperação vertiginosa das jubartes no Sudeste e, graças ao apoio de nossos parceiros locais, trazer toda a beleza e importância delas ao conhecimento da população e visitantes do Rio. É mais um espetáculo natural que a Cidade Maravilhosa tem a oferecer, e que precisamos valorizar e proteger”, diz Enrico Marcovaldi, diretor de comunicação do Projeto Baleia Jubarte.
Parque Bondinho Pão de Açúcar. Av. Pasteur, 520, Urca. Seg. a qui., 9h/21h (último embarque às 18h30); sex. a dom., 8h/21h (último embarque às 19h30). R$ 40,00 (crianças que moram no RJ) a R$ 295,00 (bilhete acesso rápido para adultos)
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Rio se torna berçário de baleias
Julho começou com uma bela notícia para os cariocas. Pesquisadores do Projeto Baleia Jubarte avistaram o primeiro filhotinho de jubarte da temporada, nascido na costa do Rio.
“Foi muito inesperado, a gente sempre fica numa expectativa grande de quando veremos o primeiro filhote da temporada. Aí, hoje, aconteceu! É um filhote bem pequeno, bem clarinho, característico de um recém-nascido. Aqui [no Rio], é muito raro ver isso”, explicou a bióloga e pesquisadora Bianca Righi ao jornal O Dia.