Pan 2031: candidatura de Rio e Niterói pode estimular linha 3 do metrô
A despoluição da Baía de Guanabara também é novamente assunto diante da possibilidade de a cidade sediar um grande evento

A despoluição da Baía de Guanabara é novamente assunto diante da possibilidade de o Rio de Janeiro sediar um grande evento, assim como o linha 3 do metrô. No documento da candidatura conjunta de Rio e Niterói para sediar o Pan-Americano de 2031, os projeto estão citados como legados. A candidatura conjunta foi sacramentada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e inscrição das duas cidades deve ser feita junto à Panam Sports até esta sexta (31).
+ Multa por derramar óleo na Baía de Guanabara pode chegar a 10 milhões
A proposta relativa à Baia de Guanabara dependerá de um acordo entre o governo do estado e a Águas do Rio, para a antecipação dos investimentos. Segundo o jornal O Globo, o contrato de concessão estabelece que empresa tem até 2033 para que 90% da população dos 27 municípios onde opera tenha tratamento de esgoto adequado.
O projeto arrojado da linha 3 do metrô, que conectaria Rio, Niterói e São Gonçalo por baixo da Baía de Guanabara, está também incluído no documento da candidatura. Rio e Niterói têm até abril para apresentar os investimentos necessários e indicar fontes de financiamento público ou privado. A prefeitura do Rio inclui ainda em contrapartidas o projeto dos ônibus elétricos a partir da nova concessão do sistema em 2028 e o VLT nos corredores de BRT Transoeste e Transcarioca.
“A gente tem certeza de que há muita possibilidade de antecipar os prazos para a despoluição da baía. E a linha 3 do metrô já tem até pré-projeto“, disse Rodrigo Neves, prefeito de Niterói.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Como possíveis locais para as provas do Pan-Americano, foram citados pontos como o Parque Olímpico da Barra, o Parque de Deodoro, a Marina da Glória e o Complexo do Maracanã. Em Niterói, foram indicados o Complexo Aída dos Santos, o Caio Martins e a possibilidade de arenas na orla.