Continua após publicidade

Palácios em festa: Pedro Ernesto faz 100 anos, Tiradentes se abre à cultura

Sede da Câmara dos Vereadores lança linha do tempo virtual e antigo endereço dos deputados vira Casa da Democracia

Por Da Redação
Atualizado em 26 jan 2023, 13h27 - Publicado em 26 jan 2023, 13h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Conhecidos como tradicionais endereços de deputados e vereadores do Rio, os palácios Tiradentes e Pedro Ernesto, ambos no Centro, estão em festa. A curadoria do primeiro, que já não é mais sede da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj), lança na próxima terça (31) a pedra fundamental virtual da Casa da Democracia, centro cultural que está sendo criado e que vai que usar recursos de realidade imersiva para contar a trajetória de luta por liberdade política na República brasileira. Já o segundo comemora 100 anos de existência e trabalho no mês de junho, mas iniciou as celebrações nesta quarta (25), lançando uma linha do tempo virtual com foco na história do prédio. Nela estão marcos que compõem a trajetória não só da política carioca, mas também do Brasil, já que a cidade do Rio de Janeiro foi capital federal entre 1763 e 1960.

    Publicidade

    + VEJA Rio quer saber: qual a sua praia? Bairro preferido? Hotel mais amado?

    Publicidade

    “O Palácio é um dos palcos principais da política carioca e brasileira, onde, em toda a sua história, a população vem se manifestar. É um monumento da nossa democracia, que vamos exaltar ao longo do ano, lembrando sua importância e abrindo ainda mais as portas para a população”, disse o presidente da Câmara do Rio, vereador Carlo Caiado (PSD), destacando que um dos objetivos da linha do tempo e das outras iniciativas que acontecerão para celebrar o centenário da Casa é aproximar ainda mais o cidadão do parlamento e da história da cidade.

    De estilo eclético, o Pedro Ernesto começou a ser construído em 1920 e foi inaugurado em 1923, tornando-se referência de eventos históricos, como a Passeata dos Cem Mil e o velório da vereadora Marielle Franco, por exemplo. Sua linha do tempo traz fatos políticos marcantes, como a campanha de Abdias do Nascimento para vereador em 1954, uma das primeiras a levantar a bandeira antirracista, com o slogan “Não vote em branco, vote no Preto”. Além da sua arquitetura, o Palácio Pedro Ernesto se sobressai pela riqueza do seu acervo de obras de arte, decoração interna e movelaria de época. As pinturas, esculturas, escadarias em mármore, o Plenário e a Sala Inglesa, toda revestida em madeira de lei, encantam os visitantes.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Já o Palácio Tiradentes vai aproveitar a cerimônia de lançamento da pedra fundamental virtual da Casa da Democracia para lançar também o livro “Democracia em foco”, com a edição do seminário promovido pelo Legislativo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O conteúdo serviu de base para a elaboração das exposições, com recursos virtuais desenhados pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.