Palacete do Parque Lage passará por reforma de mais de 20 milhões de reais

Obras começam nesta terça-feira e estão previstas para serem concluídas em julho de 2026. Neste período, o acesso do público aos jardins do local será mantido

Por nataliaboere, Da Redação
12 Maio 2025, 13h01
eav-parque-lage
Palacete do Parque Lage será fechado para reforma (Rafael Catarcione/Riotur)
Continua após publicidade

As obras do palacete do Parque Lage, localizado no Jardim Botânico e uma das joias do Rio de Janeiro, começam nesta terça-feira. Será a primeira reforma em quase cem anos e, quando finalizada, a construção será sede, apenas, da Escola de Artes Visuais (EAV), uma das mais importantes do país. 

+ Baixa no Leblon: tradicional restaurante Alvaro’s fecha as portas

Uma polêmica motivou a mudança: professores e alunos reclamavam que o excesso de turistas, que frequentavam o café, tomavam brunch e gostavam de tirar fotos às bordas da piscina, atrapalhavam suas atividades.

Com a reforma, o café, localizado no pátio do casarão, terá suas atividades encerradas definitivamente. E a visitação após a reforma será discutida entre governo do estado, classe artística e moradores da região. De acordo com a secretária estadual de Cultura Danielle Barros, o objetivo do governo, responsável pelos reparos no palacete, é que o palácio continue disponível à população, mas fique mais agregado à escola.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

“O Parque Lage é hoje um dos principais pontos turísticos do Rio e do Brasil, e vamos integrá-lo ainda mais ao dia a dia do cidadão e ao fazer artístico da nossa Escola de Artes Visuais. O espaço terá uma programação potente, tornando a escola e a arte mais próximas de todos”,  afirmou a secretária ao jornal O GLOBO.

Continua após a publicidade

A recuperação estrutural do prédio tombado e sua adaptação para sediar integralmente uma escola de artes e ainda melhorias em acessibilidade, iluminação, instalações elétricas e hidráulicas, climatização e sistema de combate a incêndios estão incluídos no projeto para as obras do palacete.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A Secretaria estadual de Infraestrutura e Obras Públicas ficará a cargo da intervenção e investirá R$ 21,4 milhões. O prazo previsto para a conclusão é estimado para julho de 2026. A primeira etapa, que terá início nesta terça-feira, será a lavagem da fachada. A partir do dia 29 de maio, as visitas ao prédio, o funcionamento do café e das lojas localizadas no parque serão suspensos.

Continua após a publicidade

A área verde do Parque, no entanto, continuará disponível para visitação do público. A partir da primeira quinzena de junho, a Escola de Artes Visuais passará a ocupar a região das Cavalariças, também no Parque Lage. E por lá permanecerá até o fim das obras. Haverá interrupção das aulas por apenas uma semana.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.