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Os Mais Amados: conheça os lugares, marcas e produtos preferidos do Rio

Pesquisa realizada por VEJA RIO revela os favoritos em 43 quesitos, distribuídos em temas como cultura, saúde, educação, alimentação e consumo

Por Renata Magalhães
Atualizado em 24 mar 2023, 12h15 - Publicado em 24 mar 2023, 06h00
Parque Bondinho Pão de Açúcar
Rio: pesquisa mostra que cidade é campeã de reservas para a Páscoa (./Divulgação)
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O calendário da cidade não deixa passar: acompanhando o mês em que é celebrado o aniversário do Rio, sai a aguardada lista de lugares, marcas e serviços que têm espaço reservado no coração dos cariocas. Em sua quarta edição, o prêmio Os Mais Amados do Rio, promovido por VEJA RIO, consolida a trajetória de alguns vencedores invictos em diferentes áreas, do CCBB ao BarraShopping, passando pelo banco Itaú e pelo centenário Copacabana Palace — e ainda leva ao topo muitas novidades.

Categorias inéditas na eleição de 2023 lançam holofotes sobre estreantes como a Farm, a campeã em moda feminina que agora alça ambiciosos voos internacionais, e a Booking.com, a empresa de turismo preferida nestas praias — viajantes globais que navegam ali, aliás, elegeram a capital fluminense como o melhor destino de Carnaval, além de enaltecer o pôr do sol local, “o mais lindo do mundo”. E quem vai discordar? O resultado da premiação, obtido em parceria com a empresa de tecnologia MindMiners, confere selos de excelência e funciona como um guia de serviço para toda a população.

O levantamento percorre 43 quesitos distribuídos em temas como cultura, saúde, educação, alimentação e consumo. A partir de um questionário on-line respondido entre os meses de janeiro e fevereiro, 3 654 moradores da Cidade Maravilhosa deram seu voto. A seguir, eis os três mais amados de cada categoria.

CIDADE

Atração turística
1º Parque Bondinho Pão de Açúcar (22,9%)

Já imaginou descer de tirolesa por um dos cenários mais conhecidos do mundo? Está prevista para julho a inauguração de quatro linhas que vão ligar o Pão de Açúcar ao Morro da Urca, em um trajeto que alcançará a velocidade de 100 quilômetros por hora. “Inovação e paixão fazem parte da nossa história”, resume o CEO do Bondinho, Sandro Fernandes, sobre uma trajetória que acaba de completar 110 anos. Em 2022, o teleférico mais antigo do mundo em funcionamento, que já recebeu visitantes desde o físico Albert Einstein à ativista paquistanesa Malala Yousafzai, passou por uma reformulação de marca e ganhou a palavra “parque” no nome.
O objetivo é justamente reforçar a ideia de que as experiências no cartão-postal, o mais amado dos cariocas pelo terceiro ano, vão muito além dos passeios de bonde. Dito e feito.

2º Lagoa Rodrigo de Freitas (13,8%)

3º Estádio do Maracanã (12,9%)

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Bairro
1º Barra da tijuca (17,3%)

O cenário da Praia da Barra anda mudado: trechos da bela paisagem encontram-se escondidos por tapumes, enquanto retroescavadeiras trabalham na areia. A prefeitura investiu mais de 10 milhões de reais no projeto de recuperação da orla, afetada pelas fortes ressacas dos últimos anos. O transtorno, no entanto, não subtraiu o encanto da faixa litorânea escolhida pela quarta vez como a preferida dos cariocas, graças a sua boa balneabilidade, aos largos trechos beira-mar e à profusão de quiosques. Um dos fatores que, sem dúvida, fez do bairro de grandes condomínios, shoppings e mercados também o mais amado do Rio, com cada vez mais gente optando por estar ali. Aos 40 anos, a Barra viu a venda de imóveis disparar 90% na pandemia, um afluxo que se deve à alta qualidade de vida oferecida na região.

2º Leblon (10,2%)

3º Ipanema (9,6%)

Praia
1º Barra da Tijuca (20%)

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2º Ipanema (14%)

3º Leblon (11,2%)

Hotel
1º Copacabana Palace (31,6%)

O Copa está em festa — e não é só pelo tetracampeonato no prêmio Os Mais Amados do Rio. Hotel-símbolo do Rio, o empreendimento, erguido em 1923 pelo empresário Octávio Guinle, completa seu centenário em agosto, mas a comemoração vai durar o ano inteiro.

Os restaurantes receberão chefs convidados, o recém-reaberto teatro apresentará programação especial e a famosa fachada será reformada, ganhará iluminação cênica e pintura mais próxima da que existia no início do século passado. “Estamos sempre em constante evolução, honrando o passado e inspirando o futuro”, celebra o gerente-geral Ulisses Marreiros. Nada como chegar assim aos 100 anos.

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2º Fasano (9,4%)

3º Fairmont (8,6%)

Construtora
1º RJZ Cyrela (17,4%)

Composto de quatro edifícios de luxo na Praia da Barra, o Wave By Yoo foi um dos grandes sucessos da incorporadora RJZ Cyrela em 2022 — um mês após o lançamento, em fevereiro, mais de 70% das 166 unidades já haviam sido vendidas.

“Estamos sempre atentos às necessidades dos cariocas, oferecendo funcionalidade, qualidade e inovação para atender a esse lifestyle único”, diz Michel Gottlieb, diretor-geral da empresa, que, neste projeto, se associou ao escritório britânico do badalado designer Philippe Starck. Um reforço de peso para a construtora, que só na última década ergueu mais de setenta empreendimentos na cidade, somando 20 000 apartamentos.

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2º MRV (17%)

3º Mozak (12,2%)

CULTURA

Cinema
1º Kinoplex (36,2%)

Os saudosos frequentadores do Cine Leblon ganharam um presentão em 2022. O espaço, erguido em 1951 e fechado nos últimos oito anos, voltou a funcionar com salas modernas e cardápio gourmet. O cinema de luxo foi fruto da parceria entre o serviço de streaming Globoplay e a rede Kinoplex, que possui hoje 271 salas em onze estados.

“Tecnologia e conforto são importantes, mas nossa missão é proporcionar momentos mágicos às pessoas”, orgulha-se a gerente de marketing Patrícia Cotta. Para reconquistar o público, ainda relutante em retornar às telonas depois da pandemia, a empresa oferece diversos descontos, como o passaporte kinopass. Nas 85 salas do Rio, espalhadas por dezesseis cinemas, é possível embarcar nessa.

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2º Cinemark (29,2%)

3º UCI (12,6%)

Teatro
1º Teatro Miguel Falabella (14,6%)

Desde o fim do ano passado, o público voltou com vigor renovado para a plateia do Teatro Miguel Falabella, levando o “Maracanã da Comédia” (apelido dado pelo humorista Leandro Hassum) a expandir a programação também para as terças e quartas. “Nesse momento de retomada cultural, mantivemos o perfil da agenda, trazendo nomes como Rafael Portugal, Paulinho Gogó e Iuri Marçal para garantir boas gargalhadas”, ressalta a atriz Verônica Reis, responsável pela curadoria da programação.

Tem dado tão certo que, todo mês, em média 10 000 pessoas vão conferir os espetáculos em cartaz na ampla sala de espetáculos, inaugurada no NorteShopping em agosto de 1997, com capacidade para 455 espectadores, que se divertem adoidado.

2º Teatro Casa Grande (13,3%)

3º Teatro Multiplan (8,5%)

Casa de shows
1º Circo Voador (19%)

Em 2022, Emicida bateu um recorde que pertencia a Chico Buarque: esgotou os ingressos para suas três apresentações no Circo Voador em menos de uma hora. Letrux, Djonga e Black Alien também fizeram shows com lotação máxima, enquanto Rachel Reis, Marina Sena e a banda Bala Desejo pisaram em tão icônico espaço pela primeira vez.

“Temos o propósito de formação de plateia e renovação de uma cena que, junto com artistas consagrados, alimenta a riqueza da música brasileira”, resume a diretora Maria Juçá. Nascido nas areias do Arpoador no longínquo verão de 1982, o Circo alcança a vitória inédita no prêmio Os Mais Amados do Rio após atrair mais de 400 000 pessoas no ano passado à emblemática lona da Lapa.

2º Jeunesse Arena (18,1%)

Vivo Rio (16,9%)

Venda de ingressos
1º Ingresso Rápido (31,7%)

2º Sympla (29,7%)

3º Eventim (15,5%)

CCBB
CCBB (Filipe Berndt/Divulgação)

Centro cultural
1º CCBB (35,4%)

No início do ano passado, era difícil passear pelas redes sociais sem esbarrar com pessoas fazendo pose dentro de uma grande piscina. A instalação do argentino Leandro Erlich viralizou e fez da mostra A Tensão um dos grandes sucessos de 2022 no CCBB.

O recorde de público, porém, ficou por conta da exposição que revelou os bastidores de criação da dupla Os Gêmeos — com 800 000 visitantes, a mostra se tornou a quinta mais visitada na história do centro cultural, que segue invicto no coração dos cariocas na quarta edição do prêmio Os Mais Amados do Rio.

“Temos uma equipe numerosa e empenhada em fazer desse centenário prédio um lugar em que todos queiram estar”, conta a gerente-geral Sueli Voltarelli, sobre o espaço que ainda reúne, sob a famosa rotunda, biblioteca, cinema, teatro, uma filial da Confeitaria Colombo e a loja-galeria Mão Brasileira.

2º Museu do Amanhã (28,1%)

3º Museu Histórico Nacional (9,3%)

SAÚDE E BEM-ESTAR

Plano de saúde
1º Bradesco Saúde (23,6%)

É inegável quanto a pandemia mudou a relação das pessoas com a saúde. Um indicador é o número de brasileiros cobertos por planos, que atingiu o marco de 50 milhões. “O momento traz um grande desafio para o setor, com novas necessidades assistenciais e de jornadas de atendimento”, aponta o diretor-pre­sidente Manoel Peres.

Para aprimorar a experiência dos mais de 700 000 beneficiários no estado, a empresa investiu na criação de novos serviços, além de buscar trazer um olhar mais humanizado aos atendimentos. A rede de clínicas Meu Doutor Novamed, em um modelo de cuidado integral do paciente, já possui quatro unidades e prepara a inauguração de mais uma, na Barra.

2º AMIL (18,2%)

3º SulAmérica (18%)

Hospital
1º Barra D’Or (11,5%) e Copa D’Or (11,5%)

Três hospitais da Rede D’Or chegam ao topo do ranking do prêmio Os Mais Amados do Rio em 2023. Prova da relevância do serviço prestado pelo grupo, fundado por aqui em 1977 e hoje a maior rede de saúde privada da América Latina, com 69 hospitais próprios.

“Não há dúvidas de que o pioneirismo ajudou a construir essa relação afetiva, principalmente por ter trazido uma revolução no conceito humanizado de atendimento hospitalar”, acredita o CEO Rodrigo Gavina da Cruz. Enquanto o Copa D’Or vem se consolidando como centro de referência em transplante de órgãos, o Barra D’Or ganhará até o fim do ano nova unidade, com 42 000 metros quadrados.

3º Quinta D’Or (9,3%)

Laboratório
1º Sérgio Franco (32,6%)

Maior rede de saúde integrada do país, a Dasa é responsável pelos três laboratórios preferidos dos cariocas. São 20 milhões de pessoas atendidas por ano, distribuídas em mais de 900 unidades por todo o país. Vencedor pela terceira vez, o Sérgio Franco realizou um maciço trabalho de testagem durante a pandemia, e agora colabora com pesquisas sobre o comportamento do vírus da Covid-19.

“A crise sanitária trouxe a oportunidade de contribuirmos em projetos inovadores, como o maior banco privado de sequenciamento do Sars-CoV-2 do Brasil”, pontua o diretor regional Rafael Bastos. Ponto para a ciência.

2º Bronstein (25,7%)

3º Lâmina (9,9%)

Werner Coiffeur
Werner Coiffeur (./Divulgação)

Centro de beleza e estética
1º Werner Coiffeur (20%)

Uma voltinha pelo Instagram de famosas e anônimas mostra que o corte que vem fazendo a cabeça (com o perdão do trocadilho) da mulherada são as curtain baings — a franja cortina, em bom português. Segundo Rudi Werner, presidente do salão que leva seu nome, o visual se tornou tão procurado em razão do toque retrô e é pedida certa entre as cariocas que buscam uma das 47 lojas do estado.

“Nosso padrão de qualidade se mantém em cada uma delas, por isso temos excelentes resultados”, garante o dono. Já no quesito coloração, a moda agora é uma técnica mais livre, em que as mechas são clareadas de acordo com o caimento dos fios. “Recebo até pessoas de outros países buscando esse efeito queimadinho de sol, que tem tudo a ver com o Rio”, avalia Rudi.

2º Espaço Laser (18,9%)

3º Walter’s Coiffeur (10,4%)

Academia
1º Smart Fit (41,5%)

2º Bodytech (28,6%)

3º Bio Ritmo (2,8%)

Farmácia
1º Drogarias Pacheco (33,8%)

O ano de 2023 começou com uma bela novidade para o esporte: a Drogarias Pacheco tornou-se patrocinadora oficial do Campeonato Carioca de futebol. Ao longo do ano, o apoio também será conferido a diversas maratonas, reforçando a estratégia da marca, nascida no Rio em 1892, de apoiar e oferecer serviços de saúde e bem-estar.

“Queremos participar de toda a jornada de cuidado, trazendo um atendimento próximo e novidades que beneficiem os 4 milhões de pessoas que passam pelas 360 lojas do estado”, diz a diretora comercial Andrea Sylos.

Uma delas, em Paraty, foi a primeira farmácia do país a receber a Leed, uma importante certificação ambiental para construções inteligentes. As entregas por lá são feitas por motos elétricas, o prédio possui um sistema de captação de água da chuva e toda eletricidade vem de placas de energia solar.

2º Drogaria Venâncio (24,4%)

3º Droga Raia (23,5%)

EDUCAÇÃO

Colégio
1º Colégio PH (17,9%)

Em sua grade regular, da educação infantil ao ensino médio, o Colégio pH oferece uma disciplina chamada Convivência. Nela, são estimulados debates e práticas que favorecem o autoconhecimento, a colaboração e a empatia — habilidades socioemocionais hoje tão requeridas. Muito oportuno, ainda mais em um momento no qual alunos Brasil afora passam por dificuldades na readaptação pós-pandemia.

“Valorizamos o diálogo e isso ajuda a criar um ambiente de segurança para todos”, frisa o diretor pedagógico Filipe Couto. Aos 35 anos de sua fundação, o pH conta com doze unidades e mais de 5 000 alunos e integra o maior grupo de educação básica do Brasil, o Salta Educação, antigo Eleva.

2º Colégio Santo Agostinho (9,6%)

3º Colégio Pensi (9,4%)

Universidade
1º UFRJ (23,3%)

2º PUC-Rio (18%)

3º Estácio (10,8%)

Cultura Inglesa
Cultura Inglesa (./Divulgação)

Curso de idiomas
1º Cultura Inglesa (25,7%)

A pandemia chacoalhou os formatos de ensino e deixou importante legado. Na Cultura Inglesa, acabou estimulando uma oferta mais ampla de serviços: os estudantes agora podem optar pelo modelo presencial, remoto, com professores ao vivo e em cores pela internet, ou on-line, com aulas gravadas, por meio da plataforma Hyper English.

“Mais do que ensinar nossos alunos a dominarem a língua inglesa, nós os preparamos para o novo mundo, com ampliação de repertório e visão de conceitos”, afirma o CEO Marcos Noll Barboza. Inaugurada em 1934, a rede conta com 33 unidades próprias e 26 franquias distribuídas pelo estado. Para 2023, a meta é fortalecer e expandir as parcerias com escolas do ensino infantil, fundamental e médio para levar a didática da rede a novas salas de aula.

2º CCAA (17%)

3º Brasas (15,1%)

ALIMENTAÇÃO

Zona Sul
Zona Sul (Fernando Mafra/Divulgação)

Supermercado
1º Zona Sul (27,2%)

Quem faz compras no Zona Sul Santa Mônica, uma das duas flagships da cidade, encontra logo na parte externa um contêiner que chama atenção. Lá são produzidos em ambiente controlado os cogumelos frescos que abastecem as prateleiras das quase cinquenta lojas da rede. Inovação é palavra-chave para a marca, que trabalha com reconhecimento facial para pagamentos, entrega de compras por drones e ações de redução de impactos ao meio ambiente.

“São 63 anos de uma relação de amor e respeito com o Rio, com nossos clientes e colaboradores”, diz a gerente de marketing Gabriela Maravilhas, ressaltando o treinamento de ponta para um time com mais de 6 500 funcionários. Em 2023, o mercado investe no lançamento de produtos próprios, a exemplo da nova linha de azeites frescos que chega neste mês às gôndolas.

2º Guanabara (16,8%)

3º Mundial (16,7%)

McDonald’s
McDonald’s (./Divulgação)

Lanchonete
1º McDonald’s (36%)

Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles no pão com gergelim… é Big Mac, o lanche mais pedido pelos cariocas, seguido de perto pelo Quarteirão, da mesma rede. Mas o cardápio vai muito além. Na unidade do Largo do Machado, que acaba de completar 40 anos, um grupo de senhoras se reúne toda segunda-feira no salão para tomar um McCafé.

“Sempre recebemos clientes de diferentes gerações, que criam novas memórias e recordam histórias antigas”, conta Mariana Scalzo, diretora de comunicação da Arcos Dourados, maior franquia independente do McDonald’s no mundo. Foi no Rio que a primeira loja do Brasil abriu suas portas, lá em 1979, na Rua Hilário de Gouveia, em Copacabana. Hoje já são quase 150 estabelecimentos espalhados pelo estado.

2º Bibi Sucos (23,4%)

3º Burger King (16,7%)

Heineken
Heineken (./Divulgação)

Cerveja
1º Heineken (31,3%)

Na última edição do Rock in Rio, a Heineken armou uma verdadeira operação de guerra para garantir que não faltasse chope em todos os cantos do festival. A estrutura, orçada em 5 milhões de reais, é considerada a maior na história da marca e conseguiu levar mais de 1,3 milhão de litros da bebida para a Cidade do Rock.

“Além da conhecida qualidade de nossa receita, buscamos nos conectar com os consumidores e pensar em caminhos para sempre inovar”, explica o diretor Eduardo Picarelli. Alinhada às questões ambientais, a cerveja de embalagem verdinha, tetracampeã no prêmio Os Mais Amados do Rio, deixou como legado no Parque Olímpico, após os sete dias de shows, uma microfloresta urbana e uma pequena usina de energia solar. O planeta agradece.

2º Stella Artois (13,5%)

3º Corona (10,7%)

IFood
IFood (Ifood/Divulgação)

Aplicativo de delivery
1º IFood (76,3%)

Uma das metas do iFood no Brasil é que, até 2025, a metade das entregas seja feita por transportes modais não poluentes. Nesse quesito, o Rio largou na frente — foi a primeira cidade a alcançar o objetivo. “Esse dado é muito importante, já que é o segundo lugar no ranking nacional de maior número de pedidos”, revela a diretora de marketing Ana Gabriela Lopes, ressaltando o crescimento dos investimentos na área ambiental.

A empresa disponibilizou mais de 230 000 embalagens sustentáveis para o Rock in Rio, onde foi o delivery oficial. Também participou de mutirões de limpeza junto ao Recicla Orla nas praias da Zona Sul, que recolheram mais de dez toneladas de lixo de Copacabana e no Leblon desde 2021. E as ações pela cidade seguem a pleno vapor em 2023, que já começou com o patrocínio de treze blocos do Carnaval de rua do Rio.

2º Zé Delivery (12,6%)

3º Rappi (4,3%)

CONSUMO

Fachada do BarraShopping à noite, iluminada
BarraShopping (Luke Garcia/Divulgação)

Shopping center
1º BarraShopping (20,3%)

Invicto no prêmio Os Mais Amados do Rio, o BarraShopping sempre tem uma novidade para contar. Em janeiro, abriu ali o Sardinha, uma autêntica tasca portuguesa, enquanto o MII, de comida grega, e o Mano di Mifano, italiano, têm suas inaugurações previstas ainda para este semestre.

O mix de moda esportiva também ganhou reforço — a italiana Fila debutou por lá com a sua primeira loja oficial no Brasil, e os clientes ainda poderão contar com mais duas flagships da Adidas e da Nike. Para junho, um gigantesco evento da Pixar está previsto, com espaços dedicados a sucessos como Toy Story e Procurando Nemo.

“Queremos reforçar o nosso grande diferencial, que é oferecer aos clientes uma experiência diversa e completa”, diz o superintendente Rafael Wanderley. Atualmente, somando o NewYorkCityCenter, são mais de 600 lojas e um fluxo diário de 100 000 visitantes por mês.

2º Rio Sul (12,1%)

Shopping Leblon (11,4%)

Móveis e decoração
1º Tok&Stok (29%)

2º Leroy Merlin (17,4%)

3º Camicado (10,5%)

Loja de cosméticos
1º O Boticário (22 ,7%)

Ainda que O Boticário seja uma empresa curitibana, inaugurada em 1977, para eles é o consumidor carioca que está no centro do negócio. “Afinal, temos o Rio no nome e no coração”, resume Jacqueline Tobaru, diretora de marketing. Uma campanha revitalizou e trouxe quinze artistas para jogar tinta nos pedalinhos da Lagoa.

Outra boa iniciativa é o projeto Jovens em Transformação, que já capacitou mais de 4 200 moradores de comunidades do Rio com cursos profissionalizantes. “Em 2023, continuaremos com ações que levem a uma reflexão coletiva, participando de discussões relevantes para promover impactos positivos na sociedade”, conta.

A marca de beleza mais amada dos cariocas possui a maior rede franqueada do segmento, com pontos de venda em 1650 cidades — só aqui no estado, são 238 lojas.

2º Natura (13,4%)

3º Granado (11,8%)

Eletrodomésticos
1º Fast Shop (22 ,9%)***

Por dia, são mais de 10 000 clientes que frequentam as seis unidades da Fast Shop no Rio — sendo a do BarraShopping (o shopping mais amado dos cariocas) uma das cinco que mais vendem no país. Esta foi a primeira loja física na cidade da marca, que começou em 1986 como uma concessionária da Yamaha para depois virar referência no mercado de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

“O público carioca é ávido por produtos inovadores, além de buscar um atendimento personalizado, que é a nossa especialidade”, explica o diretor-geral de operações, Eduardo Salem, contando que o produto mais buscado nestas paragens são os iPhones. Atualmente, o foco da empresa está no aprimoramento do programa de benefícios e do serviço de entrega ultrarrápida, que leva os produtos adquiridos até a casa do cliente uma hora após a confirmação de pagamento.

2º Magazine Luiza (19%)

3º Lojas Americanas (18,4%)

Havaianas
Havaianas (./Divulgação)

Calçados
1º Havaianas (24,1%)

Depois de lançar um modelo especial para celebrar os 80 anos do Zé Carioca (personagem criado por Walt Disney nos salões de outro vencedor do prêmio Os Mais Amados, o Copacabana Palace), a grande novidade da Havaianas para 2023 é uma coleção em parceria com a Fini, com direito até a cheirinho de bala nas sandálias de borracha.

Este ano trouxe bons ventos: a cantora Ludmilla virou embaixadora nacional da marca que não se desgruda dos pés dos cariocas — mesmo fora das praias. “Quando alguém veste um chinelo, um look, um acessório nosso, se sente mais livre. O estilo vem de bônus”, celebra Mariana Rhormens, diretora de marketing da empresa, fundada em 1962.

Hoje, já são sessenta lojas espalhadas pelo estado, além de 39 pontos de coleta para reciclagem dos chinelos que estão encostados em casa e já encantaram muita gente mundo afora.

2º Mr Cat (19,4%)

3º Arezzo (11,2%)

Artigos esportivos
1º Adidas (25,6%)

2º Centauro (23,2%)

3º Nike (19,3%)

Honda
Honda (Honda/Divulgação)

Automóveis
1º Honda (11,1%)

Carro mais sofisticado da categoria, o New City sedã, com seus bancos revestidos de couro e baixo consumo de combustível, foi o mais vendido pela Honda no Rio em 2022 — as quase 2 000 unidades comercializadas representaram 40% das compras nas quinze concessionárias no estado.

“Trabalhamos com o conceito ‘mínimo para a máquina e máximo para o ser humano’, trazendo produtos que proporcionam uma experiência única de conforto no uso diário”, define o vice-presidente comercial Roberto Akiyama.

Para este ano, a montadora japonesa, que tem fama de produzir veículos que não dão problema e são fáceis de revender, prepara lançamentos: um SUV inédito no mercado e uma nova geração da linha CR-V, que trará pela primeira vez a motorização híbrida, por combustão e eletricidade, alinhada às tendências ambientais mundiais.

2º BMW (8,5%)

3º Volkswagen (8,1%)

Aparelho celular
1º Apple (47,2%)**

2º Samsung (30,8%)

3º Motorola (10,7%)

SERVIÇOS

Postos Petrobras
Postos Petrobras (Camila Picolo/Divulgação)

Posto de combustível
1º Postos Petrobras (36,2%)

Quem participa do programa de fidelidade da rede poderá aproveitar uma novidade neste ano: o aplicativo terá um meio de pagamento próprio, com benefícios como cashback, para facilitar na hora de abastecer o carro — e, é claro, fidelizar a clientela.

“Continuaremos oferecendo nosso mix de produtos e serviços de alta qualidade, chancelados pela marca que é sinônimo de tradição, tecnologia e liderança de mercado”, promete Leo Burgos, vice-presidente de desenvolvimento de negócios e marketing da Vibra, licenciada com a maior rede de postos do Brasil. No Rio, a bandeira amarela e verde, que simboliza a marca, está presente em 67 bairros de todas as regiões da cidade, com 154 locais de abastecimento.

2º Shell (29,9%)

3º Ipiranga (27,1%)

Operadora de telefonia móvel
1º Vivo (38,4%)

Em agosto passado, a Vivo ativou sua aguardada rede 5G no Rio, trazendo maior velocidade e alcance aos clientes conectados. E, desde então, a cobertura já chegou a 26 bairros da cidade. O plano para 2023 é seguir a expansão por todo o estado.

“Uma internet ultraveloz traz benefícios imediatos. Abre espaço para mais serviços e possibilita o uso de experiências imersivas, como as tecnologias de realidade virtual e de inteligência artificial”, diz o diretor regional Cristiano Salgado.

Atualmente, a empresa, que levou sua marca para uma das principais casas de shows da cidade e promove uma série de eventos durante o ano por todo o Rio, contabiliza quase 5 milhões de clientes com aparelhos já se beneficiando da nova rede — no total, são 98 milhões de linhas Brasil afora.

2º Claro (35,2%)

3º Tim (19,7%)

TV por assinatura
1º Claro (52,7%)

Tanto no estado quanto na cidade do Rio, a Claro encerrou o ano de 2022 como líder de acessos nos quatro principais serviços de telecomunicações: banda larga fixa, telefonia fixa e móvel e TV por assinatura. Na última categoria, em que foi a escolhida como preferida pelos cariocas, ela arremata a maior fatia do mercado após a fusão com a NET, em 2019, alcançando 48% dos lares.

“Temos orgulho em ser a operadora com os clientes mais satisfeitos do Brasil, de acordo com a última pesquisa da Anatel”, celebra Gabriela Derenne, diretora da marca, que também se faz presente na cidade patrocinando uma série de eventos e espaços culturais. Na lista de iniciativas apoiadas estão o projeto Verão Rio, o torneio internacional de tênis Rio Open e o Teatro Claro Rio, antigo Tereza Rachel, fundado em Copacabana em 1971.

2º Sky (17,4%)

3º Vivo (12,2%)

Uber
Uber (Uber/Divulgação)

Aplicativo de transporte
1º Uber (71,9%)

Um recém-divulgado relatório da consultoria britânica Public First mostra que 96% dos usuários cariocas de Uber optam pelo serviço por conta da segurança e que mais da metade considera que os aplicativos de transporte foram a maior inovação da década para a locomoção. “É difícil falar de mobilidade urbana hoje sem pensar na Uber. Por isso, nossa marca já se tornou até mesmo sinônimo da categoria”, diz a diretora de marketing Clara Volpi.

A mesma pesquisa trouxe ainda o dado de que a empresa, fundada nos Estados Unidos em 2009 com o slogan “o seu motorista particular”, gerou valor estimado em 36 bilhões de reais no Brasil. No município do Rio, chegou a cerca de 5,5 milhões de reais, o equivalente a 1,6% do PIB local.

2º 99 (15,3%)

3º Taxi.Rio (7,3%)

Booking.com
Booking.com (./Divulgação)

Empresa de turismo
1º Booking.com (25,6%)

É para o carioca se gabar mesmo: o Rio foi apontado como o melhor destino no mundo tanto para assistir ao espetáculo do pôr do sol, quanto para pular Carnaval, de acordo com recomendações de viajantes de todo o planeta na Booking.com. Não à toa, a capital fluminense alcançou o primeiro lugar na escolha dos turistas que navegam na plataforma durante os dias de folia, além de ter sido o local que acumulou mais reservas no estado em 2022.

O negócio, que começou como uma pequena startup fundada em Amsterdã em 1996, tornou-se o maior site global de reserva de hotéis, casas e apartamentos, com mais 28 milhões de anúncios de acomodação disponíveis atualmente. “Não é surpresa que o Rio esteja na lista de desejo em diferentes momentos do ano, já que reúne muitas características que o viajante procura, como belezas naturais e variedade de atividades”, pontua o gerente regional Nelson Benavides.

2º Airbnb (17,4%)

3º CVC (15,1%)

Cartão de crédito
1º Mastercard (52,4%)

Fundada em 1966, a Mastercard nasceu como uma bandeira de cartão. Mas esse foi só o primeiro serviço da empresa, que se transformou em um hub de soluções e serviços financeiros para pessoas e empresas, atuando em frentes como consultoria, gestão de riscos e pagamentos em tempo real.

“O foco é a experiência e a segurança do consumidor, com ofertas e benefícios que se conectam com suas jornadas diárias”, afirma Sarah Buchwitz, vice-presidente de comunicação e marketing. Entre uma série de benefícios desenhados para os clientes cariocas, estão o pagamento por aproximação em transportes públicos e pedágios pela cidade, além da plataforma Priceless Cities, que oferta desde restaurantes com isenção de taxa de rolha até aulas virtuais de ioga.

2º Visa (33,7%)

3º American Express (6,5%)

Banco
1º Itaú (32,3%)

2º Nubank (18,6%)

3º Bradesco (12,2%)

Cashback
1ºAme Digital (63,1%)

Impossível fazer uma compra on-line hoje sem ouvir falar sobre programas de cashback, que devolvem aos usuários parte do dinheiro investido para utilizar em futuras compras. Em tempos de ofertas, o valor restituído pode chegar a 90%. Mas a experiência com a Ame, plataforma financeira da Americanas S.A., apesar de todos os problemas envolvendo a marca principal do grupo, está indo além.

Em outubro do ano passado, a empresa, nascida no Rio, comemorou uma autorização pelo Banco Central para atuar também como instituição de pagamento. Agora, o aplicativo oferece diversas funcionalidades, a exemplo de cartão pré-pago e de crédito, empréstimos, seguros, pagamentos de contas e até recarga de celular.

2º Méliuz (13,3%)

3º Cashback World (10,1%)

Companhia aérea
1º Gol (26,5%)

2º Azul (26,4%)

3º Latam Airlines (14,2%)

Streaming de séries e filmes
1º Netflix (69%)

2º Amazon Prime Video (9,9%)

3º Globoplay (8,2%)

Site de apostas esportivas
1º Bet365 (21%)

2º Pixbet (16,2%)

3º Betano (12,3%)

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