Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Camerata e orquestra de câmera: as crias da Orquestra Forte de Copacabana

Como a big band original do projeto, novas formações são compostas por jovens de comunidades, que estreiam em concerto gratuito no Forte

Por Paula Autran
Atualizado em 7 nov 2025, 14h37 - Publicado em 7 nov 2025, 06h01
orquestra-forte-de-copacabana-conserto-camerata
Música no Forte: de Brasiliana nº 4, de Alexandre Schubert, a trilhas de filmes como Harry Potter e Frozen, concerto marca estreia de camerata e orquestra de câmara (Alexandre Macieira/Riotur/Divulgação)
Continua após publicidade

De Brasiliana nº 4, de Alexandre Schubert, a trilhas de filmes como Harry Potter e Frozen, passando por composições eruditas do arranjador César Guerra-Peixe e peças do movimento armorial, criado por Ariano Suassuna. É em festa, com som da melhor qualidade, que a Orquestra Forte de Copacabana, responsável por levar a música clássica a jovens de comunidades, celebra na terça (11) suas mais novas crias.

+ Velozes e furiosos: pilotos dão show na 3ª edição do Drift Rio

+ Ligando o nome à pessoa: livro dá rosto a nobres que batizam ruas do Rio

Registrado como patrimônio cultural imaterial do estado do Rio, o projeto que em 2011 formou uma big band com 28 jovens músicos e já se apresentou até na Muralha da China acaba de expandir. Um concerto gratuito, no Forte, vai marcar a estreia da Camerata, composta por treze meninas instrumentistas e um grupo misto de dezoito integrantes da Orquestra de Câmara.

+ Sente a maresia: 2 milhões de pessoas consomem cigarros eletrônicos no Rio

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

“Visitei todas as comunidades próximas em busca de talentos e ganhei a ajuda de Antonio Carlos na seleção. Nosso sonho é formar uma sinfônica”, conta Márcia Melchior, à frente da iniciativa, fazendo referência ao marido: o músico que formou com Jocafi a dupla do final dos anos 1960, famosa por clássicos como Você Abusou. Hoje são 48 beneficiados pela iniciativa — além das plateias que os assistem, gratuitamente.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês