Orla do Porto ganhará treze quiosques entre a roda-gigante e a Praça Marechal Âncora
Serão bares, restaurantes e lojas de conveniência. Concessão, lançada nesta sexta-feira (28), dá ao vencedor prazo de dois anos para construir unidades
A Orla Conde está prestes a ganhar 13 quiosques para atrair ainda mais turistas e cariocas para a região. Serão unidades em três modelos: três vão funcionar como lojas de conveniência; cinco como bares e outras cinco, como restaurantes. Neles poderão ser promovidos shows e outras atrações culturais. Com arquitetura integrada ao urbanismo local, os quiosques contarão com banheiros e área para colocação de mesas e cadeiras. A localização de cada um foi definida pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) em pontos onde toda a infraestrutura está pronta, entre a Yup Star e a Praça Marechal Âncora, ao longo dos 3,5 quilômetros do Boulevard Olímpico.
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Os pontos serão explorados por uma concessionária que será escolhida em licitação a ser lançada nesta sexta-feira (28) pela Cdurp. Vai administrar o conjunto completo a empresa que pagar pelo menos um milhão de reais pela concessão por 20 anos. A empresa vencedora da licitação será a que apresentar a maior proposta de outorga – pagamento pelo direito de explorar os quiosques – e terá até dois anos para construir todas as instalações. A prefeitura também terá uma participação em receitas acessórias, como a exploração de publicidade.
O presidente da Cdurp, Gustavo Guerrante, explica que espalhar este tipo de serviço pela Orla é essencial para que o espaço cumpra integralmente o papel para o qual foi construído: “A Orla Conde já caiu nas graças dos cariocas e é ponto importante de roteiros de turistas que visitam a cidade. É um espaço muito frequentado, com diversos equipamentos culturais e um dos responsáveis por dar vida ao Centro do Rio mesmo nos finais de semana. Mas faltam restaurantes, um lugar para tomar uma cerveja, trazer a família e ter onde sentar para comer. É para isso que lançamos agora essa concessão. Vamos deixar a Orla completa, do jeito que ela merece”.
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Os novos pontos de serviços do Porto Maravilha também foram concebidos para atender quem trabalha nos novos prédios comerciais, hoje com ocupação acima de 70%. Grandes empresas que levaram suas sedes para o Porto geraram alta demanda que cresce a cada dia com o retorno de período de home office na maioria delas.