Como será a Operação Lei Seca no segundo fim de semana de Rock in Rio
Serão 32 blitzes nos quatro dias de festival; agentes estão presentes em estande na Cidade do Rock onde há óculos que simulam os efeitos da embriaguez
Trinta e duas blitzes da Operação Lei Seca serão montadas no Rio durante a segunda semana de Rock in Rio. Nos primeiros dias do festival, 151 motoristas foram flagrados após dirigir e beber nas operações – 11,5% dos 1.312 condutores abordados na cidade. No total, serão 600 agentes, entre policiais destacados para fiscalização e agentes em ações educativas, envolvidos na ação.
+ Chuva ou sol? Como fica o tempo no segundo fim de semana de Rock in Rio
“Nosso objetivo é conscientizar o público sobre os perigos de beber e dirigir. Em celebração à Semana Nacional do Trânsito, vamos intensificar nossas ações. É importante lembrar sempre: nunca dirija depois de beber. Essa deve ser uma responsabilidade coletiva”, disse ao portal G1 a subsecretaria de projetos especiais da Secretaria de Governo, Jeanine Domenech. A Semana Nacional do Trânsito começou nesta quarta (18).
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A Lei Seca também está presente num estande interativo na Cidade do Rock. Durante todos os dias do festival, o público pode conferir o risco de dirigir depois de beber de uma forma prática. Com óculos que simulam os efeitos da embriaguez, o público é convidado a realizar um circuito que inclui andar entre cones, caminhar em linha reta desviando de pequenos obstáculos e empilhar copos em uma mesa. No fim, percebe que, com o equipamento, não consegue realizar tarefas simples devido à sensação de embriaguez.