Operação Barricada Zero começa em grande comunidade do Rio
Quatro pessoas foram presas e 92 toneladas de materiais que dificultam o acesso à Cidade de Deus e comunidades de outros quatro municípios foram retiradas
Teve início nesta segunda (24) a Operação Barricada Zero, organizada pelas forças de segurança do Rio, que visa remover obstáculos que dificultam o acesso a comunidades. Na primeira etapa, quatro pessoas foram presas e foram retiradas 92 toneladas de materiais em cinco municípios. São eles: Nova Iguaçu (Grão-Pará), Duque de Caxias (Mangueirinha), Queimados (São Simão e Bom Bosco), São Gonçalo (Jardim Catarina) e Rio de Janeiro (Cidade de Deus).
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
+ 13604 barricadas expõem cerco do crime na Baixada e no Leste Fluminense
A iniciativa do Governo do Estado foi apresentada em reunião realizada na última segunda (17) no Palácio da Guanabara. Um mapeamento realizado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ) identificou a presença de 13.604 barreiras na Região Metropolitana do Rio. O levantamento reuniu dados de registros de ocorrência e do Disque Denúncia, além de imagens capturadas por drones e helicópteros.
“Essa ação integrada traz um recado muito claro para os que insistem em interromper o direito de ir e vir dos moradores. Nós não vamos mais tolerar que barricadas sejam instaladas no Rio de Janeiro. E para os que ousarem reinstalar esses obstáculos, a resposta será dada à altura, com operações das unidades especiais das polícias Civil e Militar”, declarou o governador Cláudio Castro.
Para realizar a operação com o apoio das prefeituras, o estado preparou 50 kits de demolição com ferramentas de alta performance — como rompedores hidráulicos, retroescavadeiras e caminhões basculantes — para ajudar a remover os obstáculos que vão de lixeiras a “obras de engenharia”.
“Nossa ideia é as prefeituras fazerem o monitoramento, e a retirada será planejada para darmos segurança para a população e para quem está ali trabalhando”, explicou Castro, que prometeu retribuir os agentes em operação: “Criaremos um sistema de gratificação para os batalhões que retirarem e não permitirem que essas barricadas sejam reinstaladas”.
Rio de Janeiro celebra 30ª Parada do Orgulho LGBTI em Copacabana
A Geração sanduíche — e o recheio que somos nós a viver aos solavancos
Palmeiras plantadas por Burle Marx e sumaúma do Jardim Botânico viram point
10 dicas para correr a vida toda: evolua com fôlego, constância, sem lesão
Sim, Gracyanne Barbosa lançou uma linha de ovos ‘de galinhas talentosas’





