Afinal, em que transportes usar o cartão Jaé e onde usar o Riocard
Novo sistema de bilhetagem é o único aceito em transportes administrados pelo município, mas Riocard ainda pode ser usado em metrô, barcas e trens
Criado pela prefeitura do Rio, o Jaé passou a ser o único aceito nos meios de transporte municipais : ônibus, BRT, VLT, vans e “cabritinhos”. Mas Metrô, trens, barcas e coletivos intermunicipais seguem aceitando o bom e velho Riocard. Para complicar ainda mais, tem um funcionamento especial para os usuários do Bilhete Único Intermunicipal (BUI), que podem continuar com o antigo cartão em viagens entre municípios. Não por acaso, as mudanças no sistema de bilhetagem eletrônica continuam gerando dúvidas entre os passageiros.
Quem aderir ao Jaé pode usar três tipos de cartão físico, além do digital, que pode ser baixado gratuitamente pelo aplicativo. O amarelo é destinado exclusivamente a quem tem gratuidade. Já o verde é de uso avulso – com recarga feita somente presencialmente, nos terminais de autoatendimento – é voltado para turistas e pessoas que querem usar o Jaé sem vincular o CPF. E o preto é para o público em geral, incluindo empresas, com o documento cadastrado. Os cartões físicos podem ser entregues em casa, depois de solicitados via aplicativo, com taxa de entrega de R$ 7,95, ou retirado em uma das 15 lojas da cidade após 72 horas da solicitação. O cartão verde, especificamente, está disponível em máquinas de autoatendimento (ATM) nas estações do VLT. Neste caso, o valor carregado fica vinculado ao cartão, e não ao CPF.
Se a opção for aposentar o Riocard, é preciso ficar atento ao saldo remanescente, para pedir o reembolso. É possível fazer o pedido pela internet, através de uma videochamada, pelo site da empresa. No endereço da web, é preciso clicar no botão “Clique aqui para iniciar”, momento em que o usuário será informado sobre sua posição na fila virtual e a previsão de quanto tempo deve demorar para ser atendido. Outra opção é ir presencialmente até uma loja da Riocard. O valor do reembolso é depositado diretamente na conta bancária informada pelo usuário, vinculada ao CPF cadastrado no cartão. A previsão é que o reembolso leve de 10 a 15 dias úteis. No caso dos cartões Expresso (cor de rosa), é possível pedir reembolso, desde que o bilhete esteja vinculado ao usuário. Já no caso do vale-transporte, o usuário precisa apresentar uma declaração da sua empresa, autorizando que a devolução do valor seja realizada. Durante o atendimento, usuários do vale-transporte precisam ainda preencher uma declaração para devolver o cartão por comodato, pré-requisito, nesse caso, para o saldo ser devolvido.
Confira que cartões são aceitos em cada modal:
Riocard Mais sem Bilhete Único Intermunicipal: aceito no trem, metrô, barcas e nos ônibus intermunicipais.
Riocard Mais com Bilhete Único Intermunicipal: aceito nos ônibus municipais e intermunicipais, trem, metrô, barcas, BRT, VLT, vans e “cabritinhos”.
Jaé: aceito nos ônibus municipais, metrô, BRT, VLT, vans e “cabritinhos”.
Veja como pagar passagens em cada modal:
Ônibus municipais, BRT, VLT, vans e “cabritinhos”
Cartão Jaé
QR Code (aplicativo do Jaé)
Bilhete Único Intermunicipal (integração tarifária)
Dinheiro — exceto o VLT, que depende de um cartão, que pode ser adquirido nos terminais de autoatendimento localizados nas estações
Metrô
Jaé
Riocard com ou sem Bilhete Único Intermunicipal (BUI)
Cartão Giro
Dinheiro
Cartão Metrô Pré-pago
Cartão Metrô Unitário
Dispositivo móvel com tecnologia por aproximação (presente em cartões ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras)
Bilhete Unitário QR Code no aplicativo RecargaPay
Trem
Na bilheteria, é possível comprar passagem unitária em dinheiro ou cartão de crédito
e débito
Cartões SuperVia
Cartões Riocard com ou sem Bilhete Único Intermunicipal
Aproximação com uso de cartões e smartphones habilitados com a tecnologia contactless
Barcas
Na bilheteria, é possível comprar passagem unitária em dinheiro ou cartão de crédito e débito
Cartões Riocard com ou sem Bilhete Único Intermunicipal
Aproximação com uso de smartphones e cartões (crédito e débito)
Saiba onde há postos de atendimento:
Jaé
Clube do Servidor – Rua Ulysses Guimarães, s/nº – Cidade Nova. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro – Rua Arquias Cordeiro, 1516. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Campo Grande – Centro Esportivo Miécimo da Silva – Rua Olinda Ellis, 470. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Vila Olímpica de Deodoro – Estrada do Camboatá, s/nº – Deodoro. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Botafogo – Rua Dona Mariana, 48 (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Centro 1 (CASS – Sede da Prefeitura) – Rua Ulysses Guimarães, 214 – Cidade Nova
(Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h, exceto feriados)
Barra da Tijuca – Terminal BRT Alvorada – Av. das Américas, s/nº – Barra da Tijuca.
(Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Barra da Tijuca – Terminal BRT Jardim Oceânico – Av. Armando Lombardi, 705 – Barra da
Tijuca. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Madureira – Terminal BRT Paulo da Portela – Rua Padre Manso, s/nº – Madureira. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Madureira – Shopping São Luiz – Av. Ministro Edgard Romero, 81. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h) Exclusivo para gratuidades desde 25 de junho.
Planetário da Gávea – Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, 148, loja H. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Guaratiba – Terminal Pingo D’Água – Estrada da Pedra – Guaratiba. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Taquara 2 – Clube Recreativo Português – Rua Ariapó, 50, loja 107. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Terminal Gentileza – Av. Francisco Bicalho, São Cristóvão – Loja 32. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Arena Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/nº – Pavuna. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Nave do Conhecimento de Padre Miguel – Rua Bom Sossego, 380. (Horário: segunda a sábado, das 7h às 19h)
Riocard:
Barra da Tijuca: Terminal Alvorada (Av. das Américas, s/n° – piso inferior);
Campo Grande: Terminal de Campo Grande (Rua Aurélio Figueiredo, 15 – Loja 26 A e B);
Centro:
Central do Brasil (Praça Cristiano Otoni, s/n° – subsolo);
Carioca (Rua Uruguaiana, 7);
Copacabana: Estação Siqueira Campos do metrô (Rua Tonelero, s/nº);
O horário de funcionamento dessas lojas é de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
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