Onda do Itacoatiara Big Wave foi a maior já surfada no Brasil? Entenda
Cálculos da organização do campeonato mostram que o paredão de água salgada enfrentado por Daniel Rodrigues media 10 metros de altura
Desde a última quarta (14), os amantes do surf no Brasil se perguntam se a onda surfada por Daniel Rodrigues no Itacoatiara Big Wave foi a maior da história do país. Os cálculos da organização do campeonato mostram que o paredão de água salgada media 10 metros de altura, sendo a maior desta edição. A conta foi feita a partir da altura do surfista, 1,73m, mas a organização do evento ainda vai checar com algumas associações de surfe para comparar o tamanho da onda.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
“Pela experiência que temos no local, certamente foi uma das maiores no Brasil inteiro. Itacoatiara tem uma geografia privilegiada, porque é uma praia pequena, entre dois morros, e não tem ilhas que bloqueiam a passagem dos ventos, como Leblon e Ipanema, por exemplo”, comentou Alexey Wanick, presidente da Associação de Surfe de Ondas Grandes e Tow-In de Niterói e diretor-executivo do Itacoatiara Big Wave, ao jornal O Globo.
Não é a primeira vez que Daniel surfa ‘altas ondas’, na Região Oceânica de Niterói. Em março de 2023, ele foi um dos surfistas que aproveitaram as condições do mar, com ondas de cerca de 10 metros. Na ocasião, no entanto, foi preciso muito força também nos braços para remar e se posicionar. Já no IBW, o surfista foi rebocado por um jet-ski, o que permite que ele pegue a onda ainda no início.
“No ano passado eu estava com a prancha, sem jet-ski e sem colete. Tive de remar, e, infelizmente, não conseguir dropar. Agora, eu estava bem posicionado, estava confiante. Me senti pronto para dar o meu melhor”, contou o surfista à publicação.
Esta edição do Itacoatiara Big Wave teve um novo formato, de um único dia de duração, com participação do público e transmissão ao vivo. Houve mudanças nas regras. Na categoria melhor performance no time masculino, participavam duplas, em que ambos precisavam surfar e pilotar a moto aquática para somar notas.
Os veteranos Lucas Chumbo e Pedro Scooby garantiram o troféu na categoria masculina. Na categoria em que as mulheres surfavam e os homens pilotavam, venceu a dupla brasileira formada por Michaela Fregonese e Nando Fernandes.