Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Obras do trem-bala Rio-São Paulo são adiadas; saiba para quando

Empresa responsável pela execução do projeto adiou de 2027 para 2028 o pontapé inicial da construção, mas mantém a previsão de operações para 2032

Por Da Redação
17 nov 2025, 11h45
trem-bala
Trem-bala: projeto de ligação terrestre rápida entre Rio e São Paulo atrasou novamente (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

O início das obras do trem de alta velocidade que ligará Rio de Janeiro e São Paulo foi novamente adiado. Antes previsto para 2027, o cronograma do projeto agora começa em 2028, segundo Bernardo Figueiredo, CEO da TAV Brasil,  empresa autorizada pelo governo a construir e explorar o projeto por 99 anos. A previsão de início da operação comercial, no entanto, permanece a mesma: 2032.

+RioGaleão ganhará voos de nova companhia aérea canadense

Figueiredo atribui o atraso à demora no licenciamento ambiental, que enfrenta sobrecarga no Ibama. Segundo ele, os projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal têm prioridade no órgão, e o trem-bala não foi incluído no programa. Apesar disso, o executivo afirma que o projeto avança em novas etapas de engenharia e preparação técnica, com expectativa de ser apresentado a investidores até 2027.  O órgão responsável pelo processo de licitação para a concessão da exploração do serviço à iniciativa privada é a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

+Manutenção anual da Cedae no Guandu vai afetar abastecimento de água

Antes denominada de Empresa de Planejamento e Logística (EPL), a TAV Brasil foi criada em 2022 e recebeu autorização da ANTT  no ano seguinte para construir e operar a linha por 99 anos, com base na Lei das Ferrovias — que permite concessões privadas sem necessidade de licitação. O trajeto terá 417  quilômetro e estações integradas ao metrô e trens urbanos nas duas capitais.

Continua após a publicidade
Trem de Prata
Trem de Prata: Rota que ligava o Rio a São Paulo parou de circular em 29 de novembro de 1998 (Ricardo Fasanello/Divulgação)

O investimento previsto é de R$ 60 bilhões, totalmente privado. O modelo, segundo Figueiredo, difere de experiências internacionais, geralmente financiadas em parte pelo Estado. Ele diz que o BNDES deve atuar apenas como agente financeiro, sem aporte direto. “O apoio institucional é importante, mas não haverá recursos públicos”, reforça. Empresas europeias e chinesas estão envolvidas na estruturação do projeto.

+Que perigo! Homem em bicicleta motorizada é flagrado no Túnel Rebouças

Continua após a publicidade

Com o objetivo de reduzir a pressão exercida pelo crescente deslocamento de passageiros nas rodovias e aeroportos que compõem o eixo das duas capitais, o trem-bala é discutido no Brasil há mais de duas décadas e passou por diferentes governos, sem sair do papel. Segundo Figueiredo, o atual ambiente político é mais favorável: “Sempre houve consenso sobre a importância do projeto; faltava amadurecimento institucional”. A retomada só foi possível após a Lei das Ferrovias, sancionada em 2021.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

As passagens devem custar entre R$ 300 e R$ 500, com serviços variados, buscando competir tanto com ônibus quanto com aeronaves. Também está prevista integração com sistemas de transporte urbano para facilitar a distribuição de passageiros.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Nos próximos dois anos, a TAV Brasil se dedicará à conclusão do licenciamento ambiental e da engenharia executiva. “A meta é que o projeto esteja pronto para ser apresentado objetivamente a investidores”, afirma Figueiredo.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 29,90/mês