Como serão as obras para melhorar o trânsito na Barra e no Recreio
Em reunião com os moradores da Zona Sudoeste na quarta (28), o prefeito Eduardo Paes anunciou o projeto, que terá investimento de 200 milhões de reais até 2028
Em uma reunião com os moradores da Zona Sudoeste na noite de quarta (28), o prefeito Eduardo Paes anunciou uma série de obras com o objetivo de minimizar o trânsito na Barra e no Recreio. O investimento será de cerca de 200 milhões de reais até 2028.
A primeira delas, que deve ser iniciada nas próximas semanas e vai levar oito meses, implementará uma nova rótula para reorganizar quem segue ou deixa a Avenida Ayrton Senna para a orla. As demais ainda serão licitadas e devem começar no segundo semestre.
Em entrevista ao jornal O Globo, o secretário de Infraestrutura, Wanderson Santos, explicou que o planejamento seguiu critérios técnicos, conforme as características de cada espaço.
“Desde 2009, a região recebeu uma série de melhorias, como a implantação de corredores de BRTs e duplicação de vias, mas esses bairros têm algumas características que exigem novas intervenções, devido ao uso intensivo da população por carros”, frisou.
Vale lembrar que, em pouco mais de vinte anos, houve um aumento de 124% na população local — de 129600 para 290400 pessoas.
Dentre as outras propostas, estão a duplicação de uma ponte obre o Arroio Fundo, localizado próximo ao Shopping Via Parque; mudanças nas agulhas de acesso à Ayrton Senna para separar o trânsito; e a criação de uma passagem subterrânea exclusiva para motoristas que querem pegar a Avenida das Américas, sentido Barra.
As intervenções preveem ainda a conclusão da Avenida Sobral Pinto junto ao Canal de Marapendi, que passa a ser opção à orla (sentido Recreio). Há ainda a previsão de uma nova passarela de pedestres em frente à comunidade Asa Branca (Curicica), no trecho inicial da via Transolímpica.





