Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Como serão as obras para melhorar o trânsito na Barra e no Recreio

Em reunião com os moradores da Zona Sudoeste na quarta (28), o prefeito Eduardo Paes anunciou o projeto, que terá investimento de 200 milhões de reais até 2028

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 jan 2026, 11h04 •
trânsito na Barra
Trânsito na Zona Sudoeste: obras prometem melhorar o fluxo intenso de carros  (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Continua após publicidade
  • Em uma reunião com os moradores da Zona Sudoeste na noite de quarta (28), o prefeito Eduardo Paes anunciou uma série de obras com o objetivo de minimizar o trânsito na Barra e no Recreio. O investimento será de cerca de 200 milhões de reais até 2028.

    A primeira delas, que deve ser iniciada nas próximas semanas e vai levar oito meses, implementará uma nova rótula para reorganizar quem segue ou deixa a Avenida Ayrton Senna para a orla. As demais ainda serão licitadas e devem começar no segundo semestre.

    Em entrevista ao jornal O Globo, o secretário de Infraestrutura, Wanderson Santos, explicou que o planejamento seguiu critérios técnicos, conforme as características de cada espaço.

    “Desde 2009, a região recebeu uma série de melhorias, como a implantação de corredores de BRTs e duplicação de vias, mas esses bairros têm algumas características que exigem novas intervenções, devido ao uso intensivo da população por carros”, frisou.

    Continua após a publicidade

    Vale lembrar que, em pouco mais de vinte anos, houve um aumento de 124% na população local — de 129600 para 290400 pessoas.

    Dentre as outras propostas, estão a duplicação de uma ponte obre o Arroio Fundo, localizado próximo ao Shopping Via Parque; mudanças nas agulhas de acesso à Ayrton Senna para separar o trânsito; e a criação de uma passagem subterrânea exclusiva para motoristas que querem pegar a Avenida das Américas, sentido Barra.

    As intervenções preveem ainda a conclusão da Avenida Sobral Pinto junto ao Canal de Marapendi, que passa a ser opção à orla (sentido Recreio). Há ainda a previsão de uma nova passarela de pedestres em frente à comunidade Asa Branca (Curicica), no trecho inicial da via Transolímpica.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês