Avatar do usuário logado
Usuário

O que você precisa saber antes do desfile das campeãs na Sapucaí

Confira o esquema de transporte, acessos, horários do metrô e dos trens da SuperVia e as regras para entrar no Sambódromo neste sábado (21)

Por Elisa Torres
20 fev 2026, 12h59 • Atualizado em 20 fev 2026, 13h12
imperatriz-leopoldinense
Carnaval 2026: confira o esquema de trânsito, os acessos e regras para entrada na Marquês de Sapucaí no Desfile das Campeãs (Alexandre Macieira/Riotur/Divulgação)
Continua após publicidade
  • O desfile das campeãs do Carnaval 2026 acontece neste sábado (21), no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, reunindo as seis primeiras colocadas do Grupo Especial. Para quem vai assistir à apresentação, é importante ficar atento ao esquema especial de transporte, acesso e às regras de entrada na avenida.

    Continua após a publicidade

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) vai implantar uma operação especial de trânsito para os desfiles das campeãs, que acontece a partir das 21h deste sábado (21/02), no Sambódromo. O esquema já estará em execução desde as 11h de sexta-feira (20), para os desfiles das escolas mirins e vai até as 8h de domingo (22/02), quando as principais vias serão liberadas.

    Esquema de funcionamento Metrô Rio
    O Metrô Rio vai funcionar sem interrupção das 5h de sábado às 23h de domingo (Thiago Freias/MetrôRio)

    Metrô 24 horas no fim de semana

    Para atender ao público do evento, o MetrôRio vai operar sem interrupção das 5h de sábado (21/02) até as 23h de domingo (22/02).

    A concessionária informa que haverá reforço na circulação de trens e nas equipes de segurança e atendimento nas estações.

    Continua após a publicidade

    Estações indicadas para a Sapucaí

    As estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze funcionarão 24 horas e são as mais indicadas para quem vai ao desfile.

    • Setores pares: desembarque na estação Praça Onze.

    • Setores ímpares: desembarque na estação Central do Brasil/Centro.

    Quem for desfilar nas escolas que se concentram próximo ao edifício “Balança Mas Não Cai” ou vai ao Terreirão do Samba deve utilizar a estação Central do Brasil/Centro. Já os componentes que se concentram ao lado do edifício dos Correios devem desembarcar na Praça Onze.

    A orientação é dar preferência ao metrô e evitar o uso de carro, já que o entorno da Sapucaí recebe grande fluxo de público.

    Orientações para embarque

    O MetrôRio recomenda que os passageiros utilizem pagamento por aproximação ou recarreguem os cartões com antecedência para evitar filas. Também é possível planejar a viagem pelo aplicativo oficial da concessionária.

    Continua após a publicidade

    CET-Rio

    Segundo a CET-Rio, no sábado (21) a pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária, estará liberada. Já no entorno do Sambódromo as interdições serão mantidas para o posicionamento dos carros alegóricos para a preparação do Desfile das Campeãs, como a Rua Benedito Hipólito, Rua Presidente Barroso, Rua Júlio do Carmo e Travessa Pedregais.

    Às 15h haverá o bloqueio dos principais acessos à Avenida Presidente Vargas pela Avenida Francisco Bicalho, pelo Viaduto Freyssinet (viaduto Paulo de Frontin) e pela Praça da Bandeira. Será efetuado, também, o desvio do fluxo de veículos da Avenida Paulo de Frontin para a Rua Aristides Lobo, assim como ampliada a área de interdição no entorno do Sambódromo com a restrição do tráfego pela Avenida Salvador de Sá, Rua Hélio Beltrão, Rua de Santana, Rua Marquês de Pombal e em diversas outras vias da Cidade Nova.

    Às 19h de sábado ocorrerá a última etapa de interdições, com a restrição do fluxo de veículos na Rua Frei Caneca, Viaduto Trinta e Um de Março, sentido Laranjeiras, vias do Catumbi e vias próximas à Praça da República. A estimativa é que todos os bloqueios sejam mantidos até as 8h de domingo (22), quando as principais vias serão liberadas.

    Trens da SuperVia funcionarão em esquema especial

    A SuperVia terá grade especial para atendimento ao público dos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí neste fim de semana. Na sexta (20), serão disponibilizados trens extras com destino aos ramais Santa Cruz, Japeri, Saracuruna e Belford Roxo após os desfiles das escolas de samba mirim. Confira abaixo os horários das partidas:

    Continua após a publicidade

    Santa Cruz: 1h
    Japeri: 1h10
    Saracuruna: 1h
    Belford Roxo: 1h10

    No sábado(21), a SuperVia também disponibilizará partidas extras para os ramais Santa Cruz, Japeri, Saracuruna e Belford Roxo, de forma que as últimas partidas ocorram aproximadamente 1h após o término do Desfile das Campeãs no Sambódromo. A estação Central do Brasil ficará aberta por 24h para atender todos os foliões. Já as demais estações vão fechar nos horários habituais e permanecerão abertas apenas para desembarque de passageiros.

    Confira abaixo os horários das partidas dos trens no Sábado das Campeãs:

    Santa Cruz: 22h30, 0h, 1h, 2h, 3h, 4h e 5h
    Japeri: 22h50, 0h20, 1h30, 2h30, 3h30, 4h30 e 5h30
    Saracuruna: 22h30, 0h, 1h, 2h, 3h, 4h e 5h
    Belford Roxo: 0h20, 2h20 e 4h20

    O que é permitido e proibido levar

    Para evitar contratempos nos acessos ao Sambódromo, é importante observar as regras de segurança, que seguem o que foi divulgado às vésperas das apresentações da Série Ouro, na sexta (13).

    Continua após a publicidade

    O que é permitido

    • Vasilhames plásticos de até 500 ml (água, suco, refrigerante ou cerveja);

    • Alimentos para consumo individual, como sanduíches, frutas, salgados e biscoitos;

    • Copos térmicos;

    • Coolers com tamanho máximo de 40 cm x 30 cm;

    • Capa de chuva plástica.

    O que é proibido

    • Garrafas, copos ou vasilhames de vidro;

    • Desodorante aerossol e perfume;

    • Bastão de selfie;

    • Sacos de gelo ou gelo em gel;

    • Objetos cortantes e armas;

    • Sinalizadores e fogos de artifício;

    • Guarda-chuva;

    • Animais domésticos;

    • Bandeiras ou cartazes com conteúdo ofensivo ou incitação à violência;

    • Cadeiras ou bancos;

    • Drones;

    • Lasers;

    • Skates, bicicletas ou veículos motorizados ou elétricos.

    Crianças e adolescentes

    Menores de até 16 anos devem estar acompanhados de um responsável.

    Durante o carnaval, o Governo do Estado realiza a operação SOS Folia, por meio da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ), com ações de prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes. Serão distribuídas cerca de 60 mil pulseiras de identificação, incluindo 17 mil destinadas às escolas mirins, em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. As equipes atuam com orientação e acolhimento às famílias na Sapucaí.

    A recomendação é chegar com antecedência, utilizar o transporte público e conferir previamente o setor indicado no ingresso para escolher a estação correta de desembarque.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês