O que abre e o que fecha no Rio nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro
Shoppings e supermercados funcionam com horário especial para compras de última hora
O comércio e os serviços do Rio terão funcionamento especial no dia 31 de dezembro, na despedida de 2025. Apesar de não ser feriado nacional, muitos estabelecimentos adotam horários reduzidos ou encerram as atividades mais cedo por causa das comemorações.
+ Calor lota as praias do Rio dia e noite; saiba como fica a previsão
Shoppings
O comércio de rua funciona na cidade, em geral, até o início ou meio da tarde, entre 16h e 18h, especialmente em áreas centrais e de grande circulação. O Barra Shopping vai das 10h às 16h para as lojas. O Shopping Leblon e o Rio Sul seguem o mesmo horário para as lojas e área de alimentação. No NorteShopping, as lojas, quiosques e pátio vão das 10h às 16h, e os bares e restaurantes vão das 11h às 16h. As lojas comerciais permanecerão fechadas no primeiro dia de 2026, a as praças de alimentação e cinema funcionam a partir do meio-dia.
O Botafogo Praia Shopping funcionará das 10h às 16h na próxima quarta (31), e, nesta quinta (1º), as lojas não abrirão as portas enquanto a praça de alimentação os respectivos lojistas adotam o modelo facultativo, a partir das 11h. O Shopping Nova América também funcionará neste esquema, entretanto, a praça de alimentação abrirá uma hora antes.
Bancos
As agências bancárias não abrem para atendimento ao público nos dias 31 e 1º de janeiro. O funcionamento ocorre apenas para operações internas. Transações como pagamentos e transferências seguem disponíveis pelos canais digitais. Contas com vencimento no dia podem ser quitadas no próximo dia útil, sem cobrança de juros.
Supermercados
O supermercado Zona Sul tem funcionamento mais curto, das 7h30 às 18h, ou até 17h, dependendo da loja. As unidades do Pão de Açúcar têm turno reduzido, com abertura às 7h e fechamento antecipado às 18h. Esse é horário aproximado de todas as redes de supermercado da cidade, a exemplo também do Guanabara. Todos permanecem fechados no dia 1º de janeiro.
Repartições públicas
Órgãos municipais e estaduais não funcionam, seguindo ponto facultativo. Serviços essenciais como saúde, segurança e defesa civil operam normalmente em regime de plantão.
Saúde
Hospitais, UPAs e emergências funcionam 24 horas. Já postos de saúde, clínicas da família e unidades ambulatoriais permanecem fechados.
Transporte público
Metrô, trens, VLT e ônibus circulam com esquemas especiais, sobretudo nas regiões com grande fluxo de pessoas para as festas de Réveillon. Algumas linhas têm reforço de frota, enquanto outras podem encerrar a operação mais cedo.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Correios
As agências dos Correios não realizam atendimento ao público no dia 31 de dezembro e também fecham no primeiro dia do novo ano. Serviços administrativos e entregas também ficam suspensos.
A nova pirâmide alimentar: EUA anuciam o colapso de um mito nutricional
Detran RJ divulga o calendário de licenciamento de 2026. Confira aqui
Gordura visceral: a gordura que o peso não mostra
Entre luz, suor e cor: o delírio da Sapucaí
Vazou? Patrocinador confirma Shakira no mega show em Copacabana





