Tempo de Oscar! O Agente Secreto toma conta do Rio com samba no pé
Com a conquista de quatro categorias do Oscar, blocos, bares e cinemas transformam a torcida pela produção brasileira em mais uma grande festa
Já era tarde da noite de 2 de março de 2025, domingo de Carnaval, quando Ainda Estou Aqui foi anunciado vencedor do prêmio de melhor filme estrangeiro no Oscar. Imediatamente, a arquibancada da Sapucaí e os blocos noturnos explodiram em comemoração.
Mas antes mesmo da vitória ser anunciada, o clima já era de Copa do Mundo nos cortejos, com diversas fantasias exaltando Fernanda Torres e a estatueta dourada.
Neste ano, O Agente Secreto concorre em quatro categorias (filme, filme estrangeiro, elenco e ator) e o espírito “já ganhou” está on. Em maio do ano passado, o elenco do longa de Kleber Mendonça Filho chegou ao tapete vermelho do Festival de Cannes, na França, dançando frevo ao som do grupo pernambucano Guerreiros do Passo, que aparece na película.
“Mostramos uma face da cultura brasileira que o mundo ainda não conhecia. A maioria dos integrantes nem tinha passaporte”, diz Eduardo Araújo, diretor e fundador do projeto que, em janeiro, se apresentou no festival CasaBloco, no Jockey.
E o pré-Carnaval não deixou dúvidas: elementos do filme estrelado por Wagner Moura invadiram os blocos, evidenciando a torcida. A presença do cinema no Carnaval carioca cresce ao longo dos anos e pode ser percebida tanto nos figurinos quanto no repertório dos blocos.
O Butano na Bureta desfilou no último sábado (7), no Maracanã, com o tema O Oscar Vai Para o Brasil, enaltecendo as obras e a projeção internacional da produção nacional, incluindo até samba-enredo próprio.
Neste sábado (14), o Blocobuster, que desde 2019 toca trilhas inesquecíveis da sétima arte, se apresenta no Leme com dois percussionistas fantasiados dos personagens Armando (papel de Moura) e Sebastiana (interpretada por Tânia Maria), além do já característico orelhão.
Criado com a intenção de homenagear o baiano ó o primeiro brasileiro indicado ao Oscar de melhor ator ó o A Gente Não É Secreto coloriu Santa Teresa no mês passado, com foliões usando máscaras do ator. O bloco deve sair de novo neste sábado (14).
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Ritmista do Céu da Terra, Miguel Maron Teixeira caprichou no visual: arranjou roupa, copiou o penteado do protagonista e acoplou uma miniatura de telefone público ao suporte de sua caixa.
“Fantasias como essa exaltam a cultura popular. Um amigo da bateria está tentando criar uma roupa de Perna Cabeluda, mas vem tendo trabalho. Se ele conseguir, formaremos uma dupla”, adianta.
A celebração não vai se restringir à folia. Na noite da cerimônia, diversos bares, restaurantes e cinemas da cidade terão programação especial para celebrar os feito do filme pernambucano e os esperados troféus.
O Estação NET Rio, em Botafogo, haverá quiz e bolão de apostas, além da transmissão. “No ano passado, reunimos 2 000 pessoas, um público quatro vezes maior do que o de costume. Com certeza vamos repetir o sucesso”, almeja Cavi Borges, um dos organizadores.
Na Tijuca, o temático Cine Botequim 2 já aprontou a decoração ao estilo Copa do Mundo e contratou DJ e telão. “Criamos até uma coxinha batizada de O Agente Secreto. Por enquanto, posso dar a pista de que o sabor remete ao Nordeste”, comenta o dono do bar, Felipe Trotta, que espera lotação máxima.
Para os cariocas, a festa nunca termina: o Carnaval é o esquenta, a transmissão se transformará numa grande farra e não será surpresa se rolar um after quando a equipe do filme desembarcar com as estatuetas nas mãos. Não falta fé aos cariocas.
O Rio nas telas
Filmes estrangeiros que têm a Cidade Maravilhosa como cenário
O Homem do Rio (1964; dir.: Philippe de Broca). Um piloto viaja para o Brasil para salvar sua noiva, sequestrada por indígenas. Há cenas no Aterro do Flamengo e em Copacabana.
007 Contra o Foguete da Morte (1979; dir.: Lewis Gilbert). Na aventura, James Bond luta contra o vilão Dentes de Aço em pleno bondinho do Pão de Açúcar.
Feitiço do Rio (1984; dir.: Stanley Donen). Com Michael Caine e Demi Moore, a obra inclui tomadas gravadas nas praias de Copacabana e Leme, além de uma casa na Gávea.
O Incrível Hulk(2008; dir.: Louis Leterrier). Bruce Banner resolve se esconder no Brasil, com direito a uma eletrizante perseguição na comunidade Tavares Bastos, no Catete.
Velozes e Furiosos 5: Operação Rio(2011; dir.: Justin Lin). Conta com cenários como o morro Dona Marta, em Botafogo, o Cristo Redentor e os Arcos da Lapa.
Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1 (2011; dir.: Bill Condon). A película mostra as areias do Leblon e Ipanema, além de cenas românticas dos vampiros Paraty.





