482 blocos, 15 000 ambulantes, 6 milhões de pessoas: os números do Carnaval
A Riotur prevê um alto fluxo de cariocas e turistas pelas ruas da cidade entre 1º de fevereiro e 9 de março

Mais um Carnaval se aproxima – embora o desse ano comece em março – e a prefeitura já anunciou o esquema operacional da festa. São esperadas 6 milhões de pessoas nas ruas da cidade entre o próximo sábado (1º) e o dia 9 de março, dia seguinte ao desfile das campeãs na Sapucaí. A estimativa é da Riotur.
+ Conheça a técnica de decoração que favorece ventilação e entrada de luz
O anúncio aconteceu no Centro de Operações Rio (COR), na Cidade Nova, região central da capital fluminense. A previsão é de que 482 blocos desfilem pelas ruas do Rio. O número já conta com o cancelamento dos blocos da Lexa e de Preta Gil, que desfilariam no circuito dos megablocos, no Centro da cidade.
Além disso, a cidade teve mais de 55 000 ambulantes inscritos para trabalhar no evento e cerca de 15 000 conseguiram as autorizações para trabalhar de forma regulamentada na cidade.
A rota dos principais blocos e bloqueios de trânsito serão divulgados pela prefeitura em fevereiro.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Segurança
Cinco drones serão usados no monitoramento de áreas de “sombra”, ou seja, que não são visíveis pelas câmeras de segurança do COR durante os megablocos no Centro da cidade. Ao todo, a cidade conta com 3 800 câmeras pelas ruas do Rio.
+ As novidades gastronômicas na Serra, no litoral e em Niterói
De acordo com Marcos Belchior, diretor do Centro de Operações, a cidade assume uma nova dinâmica após o próximo fim de semana, quando acontecerão não apenas os ensaios técnicos, mas também desfiles de blocos por toda a cidade e a chegada de turistas nos aeroportos, pelas rodovias e pela Rodoviária do Rio.