Novo museu será erguido no Centro, reafirmando vocação cultural da região
Museu Marítimo do Brasil terá dois prédios, um vertical e outro horizontal, que abrigarão exposições fixas e temporárias, além de auditório e um restaurante
Situado próximo à Praça XV, no Centro do Rio, o Espaço Cultural da Marinha receberá um novo museu carioca: o Museu Marítimo do Brasil. O projeto que revela como ficará a construção foi exposto na Rio Oil & Gas, conferência realizada no Boulevard Olímpico entre os dias 26 e 29 de setembro.
+ Dias após restauro de monumento, 50 lanças de ferro são roubadas de novo
Criado para contar a história marítima do país, o museu fará parte de um circuito cultural que contempla outros espaços do Centro e da Zona Portuária, como o Museu de Arte do Rio (MAR), o Museu do Amanhã, o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) o Paço Imperial, o Museu Naval, entre outras instituições.
Está prevista a construção de dois prédios. O primeiro será vertical e contará com cinco andares, além de uma área ampla no térreo para receber o público. Haverá ainda um auditório, espaço para recepção de escolas, área administrativa e um restaurante panorâmico com vista para a Baía de Guanabara.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Já o segundo edifício terá dois pavimentos sobre um pilotis, que abrigarão as exposições fixas e temporárias. Ambos os prédios, que serão elevados do chão, terão conexão por meio de uma passarela. A previsão de abertura do museu é entre 2025 e 2026.