Como será o novo hospital veterinário público do Rio, que abre em setembro
Com atendimento gratuito e serviço de internação para cães e gatos, unidade será em Irajá; construtora que doou prédio como contrapartida fará a obra
Com atendimento gratuito e contando com centro cirúrgico e serviço de internação para cães e gatos, a cidade ganhará em setembro um novo hospital público municipal veterinário. A unidade será construída pela iniciativa privada no andar térreo de um prédio de nove andares, o de número 450 da Rua Hannibal Porto 450, em Irajá, na Zona Norte, onde funcionava uma concessionária de telefonia.
+ Xô, Influenza! Prefeitura libera vacina de gripe para adultos e crianças
A expectativa da prefeitura, com a nova unidade é ampliar a capacidade de atendimento aos bichos. Atualmente, a população conta com o Instituto Jorge Vaistman, na Mangueira, e o Centro de Controle de Zoonoses, em Santa Cruz, que conta com um hospital veterinário em funcionamento desde fevereiro do ano passado. Essas unidades atendem até cerca de 80 animais por dia, mas não oferecem o serviço de internação. Há também a opção de atendimento nos postos veterinários dos bairros.
A adaptação das instalações para receber o hospital veterinário não terá custo para o município, já que a obra ficará por conta da construtora Cury, que doou o prédio, como contrapartida para obtenção de licenciamento de quatro empreendimentos residenciais na região. A lei urbanística da cidade prevê que licenças para construção de grupamentos, ou seja, condomínios com mais de 500 unidades residenciais, devem ter a contrapartida de doação de terreno por parte da construtora responsável para instalação de equipamento público.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A unidade vai ocupar uma área de cerca de 790 metros quadrados, onde estarão distribuídos ambulatórios, consultórios, sala de raio X, enfermarias, área para farmácia, laboratório, administração, refeitório e vestiários de funcionários, todos no primeiro andar. A ocupação dos outros andares ainda vai ser definida pela prefeitura, que planeja que este se torne o melhor hospital veterinário do Brasil.