Com direito a roda-gigante literária! As novidades da Bienal do Livro 2025
Evento também será palco da festa de aniversário da amada personagem dos quadrinhos Mônica e de um baile de máscaras ao estilo Bridgerton
Em 2025, a Bienal vai muito além do livro. Acompanhando uma tendência mundial, o maior festival de literatura, cultura e entretenimento do Brasil terá um formato completamente novo no ano que vem, no melhor estilo ‘parque de diversões literário’.
A cidade, aliás, foi escolhida pela Unesco para ser a Capital Mundial do Livro a partir de 23 de abril de 2025, quando se comemora o Dia Mundial do Livro, o Rio assume a posição por um ano.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
“O conceito de Book Park promove o encantamento e torna a conexão do público com os livros ainda mais imersiva, atraente, divertida e fluida. O Riocentro vai se transformar em um verdadeiro parque de diversões do universo literário, mostrando que o livro vai muito além da cultura e da educação. Também é diversão, entretenimento e lazer”, promete Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, que realiza a Bienal do Livro Rio junto com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
+ Ainda Estou Aqui supera público de Central do Brasil
O evento está marcado para o período entre 13 e 22 de junho no Riocentro, na Barra. Estão previstos um baile de máscaras com a presença da escritora Julia Quinn, autora de Os Bridgertons, um boteco no Café Literário que será palco de encontros dos participantes com o professor Luiz Antonio Simas e a festa de aniversário de 60 anos da Mônica, a empoderada personagem de Mauricio de Sousa.
O grande destaque da próxima Bienal do Livro será uma roda-gigante com personagens e trechos de livros contados em áudio, atizada de Leitura nas Alturas. Haverá também o Labirinto de Histórias, com quatro entradas diferentes decoradas com livros, de forma interativa e lúdica.
O festival também vai contar com um escape room que reproduzirá algum cenário literário com testes de conhecimento, enigmas e desafios promovidos pelas editoras.
+ As melhores comidinhas eleitas por VEJA RIO COMER & BEBER 2024
Já a Praça da Leitura, em parceria com Shell Brasil, será uma espécie de Ágora da Grécia Antiga, promovendo encontros com autores, dinâmicas, saraus e sessões de música na grande área externa central do Riocentro.
Para concentrar as multidões de youtubers e grandes nomes internacionais da literatura, a Bienal terá o Palco Apoteose, um grande espaço como um livro aberto, voltado para a adolescentes, promovendo a programação do pulsante palco Páginas na Tela, que conecta as narrativas do entretenimento de filmes, séries, novelas e streaming.
+ Confira todos os vencedores de VEJA RIO COMER & BEBER 2024
Já o tradicional Café Literário vai permitir aos visitantes navegar por histórias e discussões mais aprofundadas. Para o ano que vem, quando completa 25 anos de existência nas Bienais, o Café vai abrigar também o “Páginas no Palco”, que reúne performances, leituras e monólogos de grandes personalidades do teatro, com peças adaptadas dos livros.
O Espaço Infantil continuará sendo o maior do evento, com cerca de 600 mil m2, e promete proporcionar vivências lúdicas e imersivas aos pequenos.
“A Bienal do Livro Rio tem uma importância enorme para a formação de várias gerações de leitores”, lembra o presidente do SNEL, Dante Cid. “Muito por conta disso, a Bienal foi absolutamente fundamental para a candidatura da cidade do Rio e a conquista do título da Unesco de ‘Rio Capital Mundial do Livro’. A nossa responsabilidade é, assim, fazer com que a edição 2025 seja ainda mais potente, mostrando uma faceta nova do entretenimento que as histórias nos trazem normalmente. Tudo para coroar um ano muito especial para o mercado literário como um todo e, sobretudo, para termos mais uma oportunidade de estimular a leitura”.