Como vai funcionar a motofaixa na Praça da Bandeira e no Maracanã
Segunda faixa especial para motos do Rio passa a valer na próxima segunda (16), na Avenida Rei Pelé e na Rua Teixeira Soares
Depois da motofaixa da Lagoa-Barra, que passou a funcionar em agosto passado, o Rio ganha na próxima segunda (16) seu segundo corredor especial para motos, desta vez na Zona Norte. Será na Avenida Rei Pelé, no Maracanã, e na Rua Teixeira Soares, na Praça da Bandeira. Segundo a Prefeitura do Rio, o trecho foi escolhido devido à alta quantidade de acidentes e de fluxo de motocicletas.
+ Morte em Hospital da Marinha: bala entrou pela janela do segundo andar
Nos moldes da primeira – que se estende por um trecho de dois quilômetros da Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, em São Conrado – a nova motofaixa será delimitada por sinalização em azul, entre as faixas de trânsito atuais. São 2,4 quilômetros de extensão no sentido Centro e 1,7 quilômetros no sentido Méier. O trecho especial será preferencial, assim, os motociclistas vão poder circular na motofaixa quando o tráfego estiver congestionado, e os carros poderão passar sobre ela para mudar de faixa de trânsito.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Imagens de câmeras da prefeitura mostram que 83% dos motociclistas que trafegam nos horários de mais movimento pela manhã e 67% nos da tarde se envolvem em situações perigosas, ao mudar de faixa e circular entre os carros. Segundo a CET-Rio, 59% das vítimas de acidentes de trânsito são motociclistas e passageiros de motos. As câmeras auxiliarão no acompanhamento da nova motofaixa.