Continua após publicidade

Em expansão, setor de franquias é a estrela de feira no Riocentro

Expectativa dos organizadores é reunir 20 000 visitantes e gerar 200 milhões de reais em negócios durante os três dias do evento que começa nesta quinta (6)

Por Jana Sampaio
Atualizado em 5 dez 2016, 11h02 - Publicado em 4 out 2016, 12h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em meio à crise econômica, poucos setores tem uma performance tão positiva a exibir quanto o de franquias. Apenas no primeiro semestre de 2016, o crescimento regristrado no país foi de 8,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. É com cifras como essa que os organizadores da 10ª Expo Franchising ABF Rio pretendem levar 20 000 investidores potenciais ao Riocentro entre 6 e 8 de outubro.

    Além da área de exposição, o evento reunirá debates e conferências com especialistas como Beto Filho, presidente da ABF Rio e do Grupo Astral, Julio Monteiro, conselheiro fiscal da ABF Rio e CEO da Megamatte, Rogério Gama, diretor executivo da YES! Idiomas, Tom Leite, CEO Grupo Trigo (Spoleto, Domino’s, Koni),e Flavio Maia, presidente da BGT – Brasil. Entre os temas abordados no encontro, os futuros empreendedores poderão entender os critérios mais importantes para a escolha da franquia ideal e como escolher e negociar pontos comerciais.

    A expectativa da ABF Rio é que a Expo Franchising gere R$ 200 milhões em negócios. Alguns dos destaques desta edição são os novos modelos de franquia, como os food trucks, e as opções enxutas de negócios, chamadas também de microfranquias, com investimento inicial de até 5 000 reais.

    As estatíticas do setor apontam que o Rio foi o estado que apresentou a maior expansão no cenário nacional nos últimos seis anos e alcançou o faturamento de R$ 7,4 bilhões no primeiro semestre deste ano. De acordo com Rubens Slaviski, diretor do núcleo de negócios da Fagga | GL events Exhibitions, a franquia acaba se tornando um importante fomentador de negócios em momentos econômicos adversos. “O objetivo da feira é contribuir para o crescimento da economia e a geração de empregos e renda em âmbito nacional”, explica. A lista com todos os expositores está disponível no site da feira.

    + Empresários cariocas superam a crise e ampliam seus lucros

    Continua após a publicidade

    Confira abaixo seis modelos de de franquias que estarão presentes na feira:

    Espetto Carioca – Container

    Com investimento menor e formato mais enxuto, o formato da loja terá uma maquete exposta na feira. O investimento inicial para um novo restaurante é de R$ 245 mil.

    San Martin Seguradora

    Continua após a publicidade

    Corretora de seguros desde 1995 no mercado, a San Martin Seguradora oferece aos franqueados o modelo home-office com investimento inicial a partir de R$ 26 mil.

    Chiquinho Sorvetes – quiosque externo

    Maior rede do segmento de sorveterias no Brasil, a Chiquinho tem mais de 400 lojas franqueadas no país. O valor mínimo para iniciar um investimento é de R$ 220 mil.

    Mr. Black Café Gourmet – quiosque interno

    Continua após a publicidade

    Marca do segmento de cafeteria, a empresa irá apresentar no evento o modelo de microfranquia em formato de quiosque interno, com investimento inicial de R$ 100 mil e retorno entre 24 e 36 meses.

    Jan PRO – Prestação de serviço

    A empresa, que atua no segmento de limpeza, tem como foco a microfranquia e aposta em candidatos a franqueados que possam investir a partir de R$ 2,8 mil.

    Oggi Sorvetes – Loja self-service

    Continua após a publicidade

    A rede aposta no rápido retorno do investimento, que tem o custo inicial de R$ 100 mil, como atrativo para o franqueado.

    + Cervejarias do Rio dominam o Mondial de La Bière

    Dez dicas para um novo empreendedor ser bem sucedido e não ter prejuízos

    • Pesquise o mercado de franquias e converse com especialistas.

    Continua após a publicidade

    • Escolha o setor que deseja investir (a escolha deve ser feita a partir de como aquele modelo de negócio funciona e não apenas pela identificação do franqueado com a marca).

    • Escolha uma marca com a qual se identifique.

    • Converse com outros franqueados da rede e entenda como é a relação com a franqueadora

    • Entenda as regras que determinadas pela empresa como padrão (não se pode modificá-lo sem aprovação prévia).

    • Envolva-se com o negócio: Quanto maiores a habilidade e a disponibilidade comercial do franqueado, maiores as chances de sucesso.

    • Conheça e avalie os riscos.

    • Conheça os direitos e os deveres estabelecidos pela sua franqueadora antes da assinatura do contrato

    • Consulte um advogado e conheça a lei de franquias n° 8955/94, que regula o setor.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.