Como usar a Nota Carioca para conseguir desconto no IPTU
Serviço de direcionamento de crédito válido para imóveis no município do Rio começa nesta semana e termina em 30 de setembro
Começou nesta semana e vai até 30 de setembro o prazo para transferir os créditos adquiridos com a emissão da Nota Carioca para garantir o abatimento no talão de IPTU de 2026, válido para imóveis no município do Rio. Para isso, é preciso se cadastrar no site da nota fiscal eletrônica, onde é possível indicar o número de inscrição do imóvel no cadastro do IPTU — que consta na guia de pagamento do imposto. Os créditos passam a valer a partir do valor mínimo de um real acumulado no sistema. Neste ano, estão disponíveis em torno de 183 milhões de reais em créditos.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
+ Comer & Beber Experience se une ao Festival Bossa e Sabores, em Petrópolis
Podem ser beneficiados com os valores pessoas físicas com CPF identificado nos documentos fiscais, cujo Imposto Sobre Serviços (ISS) tenha sido pago pelo próprio prestador de serviço. As notas emitidas a partir de janeiro de 2023 estão disponíveis no sistema e podem ter até 100% de desconto do imposto, e são válidas até o segundo ano seguinte ao que foram gerados.
A conversão pode ser feita para IPTU de imóveis comerciais ou residenciais, incluindo casos com débitos do imposto ou ainda para mais de imóvel, com exceção de quando há a cobrança da Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo (TCL), conforme a Secretaria Municipal da Fazenda. O sistema permite ainda que os créditos sejam direcionados para um mesmo imóvel por meio de diferentes CPFs, mesmo que não sejam os respectivos proprietários.
Rafael Bokor: bairro Abrunhosa é uma joia de 93 anos em Botafogo
Premiados, Leonardo Bora e Gabriel Haddad rompem fronteiras do Carnaval
Gávea vive onda de assaltos relâmpago: alô, Segurança Presente
Angélica e a menopausa: “Sofri, mas voltei como uma fênix”
Sabor que conta histórias: a experiência sensorial do Shiso no Grand Hyatt





