Natal Solidário no Rio: saiba como doar e ajudar quem mais precisa
Com a proximidade do Natal, instituições pedem o engajamento da sociedade para transformar vidas
Nesta terça (3), a partir das 19h, o Cristo Redentor e o Maracanã serão iluminados na cor laranja para marcar o Dia de Doar, movimento global que busca estimular doações e dar visibilidade a projetos que transformam vidas. A iniciativa é do Instituto Phi em parceria com o Instituto Mol.
Com a proximidade do Natal, o Dia de Doar é uma oportunidade para que os cidadãos olhem para quem realmente precisa de ajuda. Confira, abaixo, campanhas e projetos sociais sérios que estão aceitando doações e convocando a população a fazer o bem nesta época do ano.
+ Confira todos os vencedores de VEJA RIO COMER & BEBER 2024
Papai Noel dos Correios.
A ação criada por funcionários dos Correios há 35 anos é uma das mais tradicionais nas festas de fim de ano. Para se engajar, basta acessar o site da campanha, escolher sua cidade e escolher uma cartinha. Depois, basta comprar o presente pedido pela criança, embrulhar e colar a etiqueta disponiblizada pelos Correios. Aí, é só levar o presente até um ponto de coleta.
Instituto Phi.
A iniciativa comandada por Luiza Serpa busca influenciar indivíduos e empresas a fazer de maneira estratégica o planejamento de sua filantropia pessoal, familiar ou corporativa. Qualquer pessoa pode doar através do site.
Natal Azul.
A 24ª edição da ação idealizada pelo cirurgião-dentista Dr. Veit e sua esposa, Cynthia, vai entregar mais de 20 000 brinquedos e 4 000 cestas básicas, além de 150 000 escovas de dente a pessoas em situação de vulnerabilidade. A entrega acontece neste sábado (7), numa grande festa conta com recreação infantil, teatro educativo e a presença do Papai Noel Azul. Para ajudar, basta doar pelo site.
INCAVoluntário.
Na campanha Gentileza Solidária, fruto de uma parceria entre o instituto e o Shopping Leblon, os consumidores podem doar material de recreação, a exemplo de papel A4, pincéis, tinta, massinha, livros de atividades ou de colorir, lápis de cor e giz de cera para os pequenos pacientes do Inca até o dia 24 de dezembro, no piso 0 do shopping. Todo o material será utilizado em atividades com as crianças na ala pediátrica. O endereço do shopping é Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, no Leblon, e o horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 22h e domingos, entre 13h e 21h.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Doação de Sangue no Teatro Riachuelo.
Nesta terça (3) e quarta (4), a plateia do Teatro Riachuelo, na Cinelândia, vai funcionar como um posto de doação de sangue, das 8h às 17h. A expectativa é de que cerca de 300 bolsas de sangue sejam arrecadadas. Em parceria com o GSH Banco de Sangue Serum e a Rede D’Or, a campanha visa sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, contribuindo para a reposição dos estoques do Banco de Sangue. Cada doação pode beneficiar até quatro adultos ou oito crianças, o que reforça a importância dessa ação solidária. Para doar, basta apresentar documento ofical com foto, ter entre 16 e 69 anos (primeira doação deve ser até os 60 anos), estar em boas condições de saúde, sem qualquer sintoma, pesar a partir de 5okg e ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior, nem ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Não é necessário estar em jejum, mas é bom evitar alimentos gordurosos.
Natal Sem Fome.
Quem passa pelos shoppings da Ancar Ivanhoe (Rio Design Barra, Botafogo Praia Shopping, Nova América, Madureira Shopping e Boulevard, em Vila Isabel) pode doar alimentos não-perecíveis para a campanha Natal Sem Fome, da ONG Ação da Cidadania, até o dia 31 de dezembro. Também é possível realizar doações digitais, através da leitura de QR Codes espalhados pelos corredores.
Chefs engajados
Em parceria com a ONG Ação da Cidadania, os restaurantes San e Rufino vão participar de um almoço especial em Bangu, na Zona Oeste, para pessoas em situação de vulnerabilidade nesta quinta (5). André Kawai, chef do San, e Agustín Brañas, do Rufino, vão doar 100 pratos cada, representando suas respectivas especialidades culinárias: a sofisticada cozinha japonesa e o sabor marcante das carnes argentinas. “Queríamos fazer algo especial nesta reta final do ano. Vamos levar um pouco de felicidade a quem precisa”, comenta Kawai. “Vamos cozinhar com alegria, para tornar esse dia muito especial para 200 pessoas, com muita comida gostosa”, complementa o chef argentino Brañas.
Já a chef Malu Mello vai cozinhar para um grupo de 110 crianças e adolescentes no projeto Vinde a Mim, da Associação Luz dos Povos. A festa de Natal acontece na Tijuca, em 13 de dezembro.