Avatar do usuário logado
Usuário

“Não sambo para viralizar” diz Mayara Lima, soberana do Tuiuti

Rainha de bateria da escola de São Cristóvão promete impressionar com coreografia que mistura samba, rumba, salsa e mambo

Por Natália Boere
17 fev 2026, 22h36 • Atualizado em 17 fev 2026, 23h01
Mayara Lima: rainha tem 1,4 milhão de seguidores nas redes sociais
Mayara Lima: rainha tem 1,4 milhão de seguidores nas redes sociais (Natália Boere/Veja Rio)
Continua após publicidade
  • Linda como uma divindade africana, Mayara Lima foi a primeira rainha de bateria a riscar a Avenida na noite desta terça (17). A soberana da Paraíso do Tuiuti defende o enredo Lonã Ifá Lukumi, que explora a ancestralidade, a religiosidade Ifá e a diáspora, conectando Cuba e Brasil. E tem tudo para viralizar mais uma vez. 

    “Não sambo para viralizar, mas também adoro quando o vídeo viraliza, porque consigo mostrar o samba para além do nosso meio e trazer ainda mais retorno para o meu talento, a minha cultura e para o carnaval”, contou a soberana, que assumiu o trono em 2023, quando um vídeo seu sambando ao lado dos ritmistas, ainda como princesa de bateria, viralizou. 

    Mayara é rainha também nas redes sociais, onde soma mais de 1,4 milhão de “súditos”.  Mas, essa noite, são os jurados que ela pretende impressionar, com uma coreografia misturando samba, rumba, salsa e mambo e com seu figurino em tons de bege e marrom e costeiro com plumas em animal print, representando os Ikins de Orunmilá, frutos sagrados da palmeira de dendê. 

    “Eles representam o sistema de merecimento de fato, são o maior elo de comunicação entre o sacerdote, os babalaôs representados hoje pela minha bateria, e a divindade, o culto ao orixá Orunmilá, que faz todo o sistema representativo funcionar. Então vai ser um momento muito representativo aqui hoje”, defendeu a soberana de 29 anos, que desfila pela escola de São Cristóvão desde os 14 anos. 

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Continua após a publicidade

    E, se depender dela, o reinado à frente dos ritmistas da Paraíso do Tuiuti está apenas começando: “Hei de permanecer por muitos e muitos anos”, arrematou Mayara.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês