Não pode entrar no metrô sem camisa! As regras para curtir os megablocos
Com reforço de equipes e normas de segurança, concessionária orienta foliões no deslocamento para os eventos no Centro
Na contagem regressiva para a folia oficial, o clima é de esquenta no pré-carnaval carioca. Com uma programação diversa de blocos de rua e duas atrações que prometem atrair milhares de foliões ao Centro, o fim de semana será animado. No sábado (31), o Bloco da Gold retorna ao cordão de megablocos com Léo Santana à frente do trio elétrico. Já no domingo (1) o SeráQAbre? inaugura fevereiro marcando a estreia de Ivete Sangalo nos eventos de pré-carnaval, dentro do Circuito Preta Gil. Para atender a demanda, o MetrôRio vai reforçar os efetivos nas estações neste fim de semana. A concessionária recomenda que os foliões utilizem o metrô como principal meio de transporte para acompanhar as apresentações na região.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O sistema metroviário terá os efetivos de segurança e de operadores de estação reforçados, tanto no sábado quanto no domingo, durante as apresentações do Bloco da Gold e do SeráQAbre?. Para que o deslocamento de ida e volta aos eventos aconteça de forma segura e organizada, o MetrôRio destaca que a colaboração dos passageiros é fundamental. Com esse objetivo, a concessionária elaborou uma lista com 12 recomendações importantes para os dias de pré-carnaval:
-
Fique atento às proibições de embarque, como grandes volumes (acima de 25 litros), bicicletas e pranchas de surfe. Nos dias de pré-carnaval, é proibido transportar ou utilizar garrafas de vidro no sistema metroviário, pois o descarte irregular pode provocar acidentes graves.
Siga -
O embarque com trajes de banho ou sem camisa não será permitido, e o cliente será devidamente orientado.
-
Por medida de segurança, não é permitido ingerir bebidas alcoólicas ou fumar nos trens e estações. Pessoas em estado etílico são orientadas a não embarcar no sistema.
-
Não corra dentro do sistema metroviário e redobre a atenção ao descer as escadas.
-
Na plataforma, não ultrapasse a faixa amarela de segurança devido ao risco de acidentes.
-
Respeite os assentos preferenciais e ajude pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Se necessário, acione as equipes da concessionária.
-
Não é permitido sentar no chão das composições e estações, para não atrapalhar o embarque e o desembarque e nem colocar em risco a segurança dos passageiros. Também não se deve travar o fechamento das portas.
-
Não depredar ou vandalizar trens e estações. Além de ser crime, esse tipo de ação pode atrasar a viagem e prejudicar a operação. Em caso de flagrante, a orientação é denunciar às equipes de segurança.
-
Não descartar lixo no interior dos trens, nas estações e, principalmente, nas plataformas, pois isso pode comprometer a operação.
-
Não são permitidas apresentações artísticas dentro dos trens, em cumprimento a uma decisão judicial. A comercialização de produtos e serviços também não é autorizada nas estações e composições.
-
Utilize o pagamento por aproximação diretamente nas catracas para agilizar o embarque.
-
Tenha paciência ao embarcar e desembarcar e siga as orientações dos operadores de fluxo. A pressa pode gerar tumulto e prejudicar a mobilidade.





