Continua após publicidade

Museus do Rio recebem obras apreendidas pela Receita

Telas e tapeçarias apreendidas na alfandega em São Paulo são doados a importantes instuições cariocas

Por Redação Veja Rio
Atualizado em 5 dez 2016, 12h03 - Publicado em 17 jul 2015, 19h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Museus cariocas receberam novas obras para suas reservas técnicas. As doações foram feitas ao Instituto Brasileiro de Museus, o Ibram, como previsto pela lei depois de apreensões Receita Federal na Alfândega do Aeroporto de Guarulhos e na Alfândega do Porto de Santos, ambas no estado de São Paulo. As obras estão passando por trabalho de documentação, conservação e pesquisa pelas equipes técnicas das instituições que as receberam. Ainda não foi divulgado quando elas serão expostas.

    A pintura Mangueïrengruppe (grupo de mangueiras) do artista austríaco naturalista Joseph Selleny foi doada ao Museu Nacional de Belas Artes. O pintor esteve no país no século XI para retratar a paisagem nacional. Já o Museu da República a obra de Luís Ribeiro, Rio de Janeiro – Baia de Guanabara, de 1899, que apresenta uma cena marítima da então capital federal.

    Para o Museu Imperial, em Petrópolis, foi destinada a obra Le Corcovade, de Henri Langerock, datada de 1880, com um retrato da cidade nos tempos do Império. Já o Museu Histórico Nacional foi a instituição que recebeu o maior número de obras: a tela O Martírio das Onze Mil Virgens, Escola Flamenca do século XVII, e as tapeçarias Noblemen in the Garden e uma tapeçaria em fio de lã.

    Duas esculturas intituladas Negros Venezianos Suportando Resposteiros, representação artística de escravos do século 19, foram para o Museu da Abolição (PE).

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.