Atenção, motorista! Multas em faixa do Galeão já valem na Linha Vermelha
A partir desta segunda (11), infratores precisarão arcar com multa de R$ 130,00 caso usem a faixa para seguir em outras direções
As infrações na faixa dedicada ao acesso à Ilha do Governador e ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) na Linha Vermelha começaram a valer nesta segunda (11). Na primeira semana de operação da faixa, agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal orientaram os motoristas sobre o uso do trecho com 2.200m de extensão, que funciona no sentido Baixada Fluminense, no trecho entre a Ponte Oswaldo Cruz (Linha Amarela) e o acesso à Ilha do Governador.
+ Para sediar lançamento do guia Michelin, prefeitura gasta quase 2 milhões
Com a ativação do sistema de fiscalização eletrônica, os veículos que utilizarem a faixa terão suas placas identificadas e, caso sigam rumo a outras direções, o sistema detectará que ele está cometendo uma infração. A multa corresponde ao valor de R$ 130,16 e menos quatro pontos na carteira. Placas e de pinturas na pista neste trecho que deixam claro as regras de utilização da faixa.
O principal objetivo dessa mudança é melhorar a distribuição dos fluxos, tanto para quem vai em direção à Ilha, quanto para a Baixada Fluminense. Das quatro faixas que existem no trecho da via, somente a que está mais à esquerda é dedicada ao acesso à Ilha do Governador e ao Galeão. Segundo a prefeitura, a mudança não altera a capacidade de escoamento no sentido Baixada, uma vez que, após o acesso à Ilha, a Linha Vermelha possui as mesmas três faixas de rolamento seguindo naquela direção.
Outra intenção da medida é evitar o estrangulamento na bifurcação Ilha/Baixada, impedindo que os veículos que vêm da faixa esquerda bloqueiem o acesso à Ilha e também interfiram no fluxo dos veículos que vão para a Baixada.
Ao longo de 22023, a CET-Rio registrou cerca de 90.000 veículos por dia no fluxo viário da Linha Vermelha. Neste trecho, um terço do tráfego (30.000) seguiu rumo à Ilha, enquanto os demais (60.000) seguiram para a Baixada. O volume diário de tráfego também se intensificou após o aumento do número de voos no Aeroporto do Galeão: subiu 17% entre setembro de 2024 e janeiro de 2024. E o aumento pode ser ainda maior, de cerca de 30%, até o fim deste ano.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui