Continua após publicidade

A cada 100 mulheres, 88 já passaram por alguma situação de assédio sexual

Instalação de estátuas em tamanho real na Cinelândia marca parceria da Loreal com a prefeitura para combater o problema em locais públicos e privados

Por Da Redação
16 ago 2023, 13h51
100 estátuas em tamanho real mostrarão a dimensão da questão do assédio no país: 88 delas, pintadas de laranja, representando as mulheres que já passaram por alguma situação de assédio ao longo de sua vida.
Retrato do assédio: 100 estátuas em tamanho real mostram a dimensão do problema no Brasil - 88 delas, pintadas de laranja, representam mulheres que já passaram por alguma situação dessas. (Loreal/Divulgação)
Continua após publicidade

A cada 100 mulheres, 88 já vivenciaram experiências pessoais de assédio nas ruas, além das vezes em que presenciaram ou tiveram conhecimento de situações vividas por amigas, parentes ou colegas de trabalho. Um retrato metafórico desta situação está à mostra na Cinelândia nesta quarta (16): para marcar uma parceria inédita firmada entre o Grupo L’Oréal Brasil com a prefeitura do Rio, com objetivo de combater o assédio em lugares públicos e privados no município, uma centena de estátuas em tamanho real instaladas na praça mostram a dimensão do problema no país: 88 delas estão pintadas de laranja.

+ Polícia investiga denúncia de suposto envenenamento de cães na Zona Sul

A ativação faz parte do programa Stand Up, iniciativa global do Grupo L’Oréal, que já capacitou mais de um milhão de pessoas em todo o globo e que pretende, só no Brasil, treinar mais de 75 mil pessoas até o fim de 2023. O lançamento acontece aqui em agosto para marcar os 17 anos da Lei Maria da Penha, uma das mais importantes legislações de enfrentamento à violência contra a mulher no país. “Com essa iniciativa, reforçamos a importância da união de esforços no combate ao assédio e à violência e na construção de um futuro mais seguro, respeitoso e igualitário para todos”, diz a empresa, em nota.

A cidade do Rio foi escolhida para ser palco da ação, junto à Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, que inclui a capacitação de servidores públicos para identificar e prestar o auxílio adequado em situações de assédio em espaços públicos. Além da ativação na Cinelândia, também há outras em pontos de ônibus e estátuas icônicas. “O Stand Up surgiu como resposta à necessidade de abraçar uma causa extremamente relevante para as mulheres ao redor do mundo, visando construir espaços mais seguros e redes de apoio cada vez mais abrangentes”, afirma Maíra da Matta, diretora da marca L’Oréal Paris no Brasil.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Globalmente, o Stand Up é realizado em parceria com a ONG Right to Be, que tem como objetivo proporcionar treinamento gratuito a todos os interessados em aprender como reagir de forma adequada diante de situações de assédio sexual em espaços público. No Brasil, a ONG Cruzando Histórias é o parceiro responsável pela capacitação, assegurando sua própria segurança e a dos outros ao seu redor. “O Stand Up vai nos ajudar a capacitar a população, tornando-a mais consciente e empoderada para agir contra o assédio. Acreditamos que a conscientização é fundamental para garantirmos os direitos das mulheres e, ao unir forças, conseguimos amplificar o alcance das iniciativas e promover impactos concretos na sociedade”, afirmou Joyce Trindade, secretária de Direitos das Mulheres.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.