MPRJ apura gastos excessivos com shows de Luan Santana e Claudia Leitte
Município gastou 2 milhões de reais na 28ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial, em que também vão se apresentar Naiara Azevedo e Thiago Martins
Depois de Magé, mais um município entra na mira do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) por realizar shows cujos custos são considerados incompatíveis com suas receitas. Desta vez, o MPRJ instaurou um inquérito para apurar gastos da prefeitura de Cardoso Moreira, no Norte Fluminense, para a contratação de artistas como Luan Santana, Claudia Leitte, Naiara Azevedo e Thiago Martins. Eles foram contratados por 2 milhões de reais para se apresentar na “Expo 2022”, entre os dias 14 e 17 de julho. As informações são do G1.
+ ONGs cariocas estão em dificuldades por queda nas doações de alimentos
O documento do MPRJ enfatiza que é preciso investigar “possíveis irregularidades” na 28ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial, uma vez que “o gasto previsto é incompatível com a receita” da prefeitura e que “há deficiência nos serviços básicos prestados pelo município, notadamente nas áreas de educação e saúde”. Texto ainda relembra que Supremo Tribunal de Justiça (STJ) proibiu municípios pequenos de ter gastos excessivos com shows, devido justamente à “situação precária” de serviços públicos e a possíveis impactos negativos à população.
No início de junho, os Ministérios Públicos já questionavam shows em 29 prefeituras de seis estados. No estado do Rio, Magé passou a ser investigada por uma festa de aniversário que custou 1 milhão de reais aos cofres públicos em shows de Gusttavo Lima e outros artistas. As investigações começaram após polêmica em maio entre o cantor Zé Neto e Anitta, em que o cantor disse não “depender da Lei Rouanet”. Logo depois, repercutiu a informação de que ele faria shows com verbas dos municípios, como em Sorriso (MT), por 400 mil reais.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A prefeitura de Cardoso Moreira tem 72 horas para entregar cópia dos processos de contratação dos shows, comprovantes de pagamentos e fontes dos recursos. O município deve dizer se há contribuição da iniciativa privada e, se sim, quem são. Também deverão ser entregues a cópia financeira de Cardoso Moreira nos últimos dois anos e o detalhamento das despesas de 2022, para justificar a “natureza da verba destinada”.
O G1 entrou em contato com a prefeitura, que disse que ainda vai se pronunciar a respeito do assunto. O site oficial do município anunciou o evento, que terá entrada gratuita. O primeiro dia da “Expo 2022” será a “noite gospel”, com o cantor Eli Soares. Claudia Leitte é a atração principal de sexta-feira (15), e a de sábado (16), Luan Santana. No domingo (17), as apresentações de encerramento são dos cantores Thiago Martins e Naiara Azevedo.