Miguel Pereira vai ganhar parque de luzes e centro de pesquisas florestais
A cidade do sul fluminense terá o maior espetáculo luminoso da América Latina e projeto pioneiro voltado à preservação da Mata Atlântica

Miguel Pereira, a cidade fluminense que mais investe em atrações turísticas, anunciou mais duas novidades de peso para o próximo ano.
+ Miguel Pereira vai ganhar parque aquático, pista de icekart e teleférico
A primeira delas é um centro de referência de pesquisa e desenvolvimento florestal, fruto de uma parceria entre a prefeitura local e do governo do estado com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O Centro de Referência em Desenvolvimento Florestal (Cerne) vai se tratar de um pioneiro espaço de fomento para a restauração da Mata Atlântica, produzindo anualmente milhões de mudas de árvores de espécies nativas.
+ 13 motivos para celebrar o Réveillon no Rio de Janeiro
O Cerne também vai contar com um observatório astronômico, auditório para cursos e seminários, laboratório de pesquisa florestal, espaço multiuso e áreas de ecosofia, ecohidrologia, de água e inovação, saúde e natureza, além de um café-bistrô, oferecendo produtos típicos da região.
“O instituto vai ser implantado na Área de Proteção Ambiental do Guandu e na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, região estratégica na produção de água, responsável por 80% do abastecimento da Região Metropolitana, beneficiando cerca de 9 milhões de pessoas. O centro está inserido ainda no projeto Pró-Águas, proposto pelo Instituto Espinhaço e que já está promovendo a recuperação de 7 500 hectares da Mata Atlântica no estado”, conta o prefeito de Miguel Pereira, André Português.
O edifício principal do Cerne terá o formato de uma flor, com sete pétalas, representando a beleza, a perfeição e a harmonia da natureza. As pétalas serão projetadas com tetos translúcidos, deixando penetrar a luz solar.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Lumiland.

Somando-se a atrativos como a Terra dos Dinos e a Maria Fumaça, o Lumiland será um parque temático de luzes, arte e entretenimento. O projeto se propõe a ser o maior espetáculo luminoso da América Latina e é capitaneado pelos empresários Luiz Calainho e Aniela Jordan, dupla à frente da Aventura, empresa conhecida por produzir grandiosos espetáculos musicais.
“A Lumiland será mais um marco turístico para Miguel Pereira. A proposta é fortalecer o turismo noturno, trazendo uma alternativa inédita de lazer e experiência cultural. E esse é mais um fruto da parceria entre a prefeitura e a iniciativa privada”, ressalta André Português.
+ O perigo causado pelas arminhas de gel, moda no Natal
Com investimento de mais de 30 milhões de reais, a Lumiland pretende integrar tecnologia, cultura e natureza, com marcos a exemplo da Árvore da Vida, instalada na entrada do parque, que simbolizará a conexão entre culturas e a harmonia entre homem e natureza. As áreas temáticas vão representar os cinco continentes e vão apresentar a fauna e a flora de diferentes regiões do mundo, criando um espetáculo visual e sensorial.
O espaço também terá uma tirolesa panorâmica, um labirinto luminoso e espaços interativos para fotos.