O MetrôRio vai oferecer, de sábado (8) até o dia 16, embarque gratuito a todos os usuários, nas cinco estações da Linha 4 (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico). O objetivo da Concessionária é que as pessoas experimentem a viagem entre a Barra da Tijuca e a Zona Norte, agora mais rápida, sem necessidade de troca de trens em Ipanema.
O fim da transferência, ocorrida em 25 de março, reduziu em nove minutos o tempo de deslocamento, e a viagem entre as estações Jardim Oceânico (Barra) e Uruguai (Tijuca) passou a ser realizada em 49 minutos. Se o usuário tiver como destino o Centro do Rio, vai levar em torno de 30 minutos. Com isso, a Linha 4 passou a funcionar com todo o seu potencial de mobilidade. Desde o início da interligação entre as Linhas 1 e 4, a média diária de embarques aumentou 20% nas cinco novas estações, atingindo 120 mil passageiros.
A gratuidade será exclusiva para o embarque nas cinco estações da Linha 4. Os passageiros que deixarem o sistema em uma das estações das Linhas 1 e 2 e voltarem por uma dessas estações (das Linhas 1 e 2) deverão pagar a passagem normalmente. Em Jardim Oceânico, os passageiros que fizerem a integração com o BRT deverão pagar apenas o valor da passagem do modal (BRT).