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Em meio a polêmicas de fim de serviço, Metrô Rio é multada em 820 mil reais

Concessionária não atingiu a nota mínima (8,20) estabelecida em contrato na Pesquisa de Avaliação dos Serviços (IQS), feita pelo Ipec

Por Da Redação
31 jul 2024, 16h29
Metrô: inscritos no Enem não pagam passagem nos dias de prova este ano.
Metrô: concessionária também perdeu na Agetransp recurso referente a elevador da estação Pavuna, que ficou desligado por quatro meses , comprometendo a acessibilidade de passageiros, o que manteve outra multa já aplicada, de R$ 105.319,03. (Metrô Rio/Divulgação)
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Em meio à críticas por conta do fim do Metrô na Superfície, a Metrô Rio recebeu uma multa aplicada pela Agetransp, agência reguladora de transportes concedidos no Rio, por não ter atingido a meta estabelecida na Pesquisa de Avaliação dos Serviços (IQS), feita pelo Ipec. A pesquisa, que leva em conta as linhas 1 e 2, conferiu a nota média de 7,92, enquanto o índice fixado em contrato era de 8,20 como patamar mínimo.O valor da multa é de R$ 820.574,27.

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O conselho diretor da Agetransp também manteve duas multas, uma para a Supervia e outra para a Metrô Rio, negando os recursos das concessionárias. No caso do  metrô, o recurso negado referia-se ao elevador da estação Pavuna, que ficou desligado de 20 de abril de 2022 até 17 de agosto de 2022, comprometendo a acessibilidade de passageiros. A multa aplicada mantida foi no valor de R$ 105.319,03. Já a da Supervia, de R$ 2,2 milhões, é relativa a um processo de 2022, quando ficou comprovado que a concessionária deixou de reformar e adequar à acessibilidade 48 estações ferroviárias, além de não construir novos pátios e de não duplicar o trecho Gramacho-Saracuruna.

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Nesta segunda (29), primeiro dia útil sem o Metrô na Superfície, serviço de ônibus que integrava as estações do metrô de Botafogo e Antero de Quental, no Leblon, à Gávea, na Zona Sul, passageiros se queixaram da substituição do modal pela integração com seis linhas de ônibus municipais regulares, alegando que os coletivos ficaram lotados e houve atraso na saída. O fim do serviço motivou um abaixo-assinado virtual. A petição, que começou a ser assinada no dia 22 de julho, pede que estado, município e a MetrôRio “revisem o planejamento que está sendo adotado para o transporte dos usuários até as estações”, citando que a escolha das linhas elencadas para a integração não levou em conta “diversas linhas importantes”.

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