Metrô, táxi ou Uber? O jeito mais rápido de chegar à Sapucaí
Composições da concessionária MetrôRio funcionarão 24 horas por dia de sexta (13) até quarta de cinzas (18)
A Riotur prevê que os desfiles das escolas de samba devem atrair por volta de 750 mil pessoas. A Marquês de Sapucaí vai receber 1e agremiações do Grupo Especial, 15 da Série Ouro e 20 das escolas mirins. A prefeitura montou um esquema especial de transporte para atender o público que vai ver de perto as apresentações, já que não haverá estacionamento das proximidades da Avenida. Veja abaixo as opções, por metrô, ônibus ou táxis, que terão mais acesso do que os carros de aplicativos.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Metrô
O esquema especial de funcionamento do metrô começa nesta sexta (13) a partir das 5h: o serviço vai funcionar 24 horas por dia até as 23h59 da quarta-feira de cinzas.
Na sexta (13 e 20), a linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e as linhas 1 e 4 farão o percurso Uruguai-Jardim Oceânico. O trecho entre as estações Central do Brasil e Botafogo servirá como oportunidade de transferência entre as linhas 1 e 2. De sábado (14) até quarta (18), a linha 2 terá circulação da Pavuna à estação General Osório, em Ipanema.
O acesso à Sapucaí poderá ser feito pelas estações Praça Onze, para quem vai para os setores pares da Sapucaí ou quem vai desfilar nas escolas que fazem a concentração perto do prédio dos Correios. Quem for para os setores ímpares deve descer na estação Central do Brasil, assim como quem for desfilar em agremiações que se concentram perto do edifício Balança mais não cai e quem for ao Terreirão do Samba. Confira um panorama de algumas estações:
- Saara/Presidente Vargas:Fechada entre sábado (14) e terça (17).
- Cinelândia/Centro: Horário de funcionamento reduzido, das 6h às 20h.
- Carioca/Centro:Melhor opção para curtir os megablocos do Centro.
- Estação General Osório:A ideal para quem for aos blocos em Ipanema.
- Estação Glória:Indicada para os foliões dos blocos do Aterro do Flamengo.
Táxi
Entre sexta (13) e terça (17) e no desfile das campeãs, no sábado (21), o serviço de táxi terá um esquema especial no entorno da Marquês de Sapucaí. Haverá pontos próximos aos setores par e ímpar, de táxis credenciados pelo Táxi.Rio e táxis comuns.
Taxistas credenciados pelo Táxi.Rio farão ponto no setor par, na Rua Afonso Cavalcanti, esquina com a Rua Carmo Neto. Os táxis comuns ficarão no setor ímpar, na Rua Marquês de Pombal. Confira as regras de acesso dos taxistas às áreas bloqueadas:
- O bloqueio terá início às 19h
- Todos os táxis com passageiros poderão acessar a área para desembarque até as 20h
- Apenas táxis do Táxi.Rio credenciados, identificados com QR Code, terão autorização para circular das 20h até o fim do bloqueio.
- Os veículos adaptados para pessoas com deficiência terão acesso liberado à área bloqueada.
Ônibus
Haverá reforço na operação dos serviços noturnos dos coletivos que circulam na região do Sambódromo. Está prevista a possibilidade de integração com o Terminal Gentileza, em São Cristóvão, com embarque e desembarque em pontos da pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira. Confira as linhas envolvidas:
- SN104 – Terminal Gentileza x São Conrado
- SN474 – Méier x Copacabana
- SN209 – Caju x Candelária
- SN298 – Acari x Castelo
- SN624 – Mariápolis x Praça da República
- SN312 – Penha x Candelária





