Metrô vai funcionar sem parar da sexta de Carnaval à Quarta-feira de Cinzas
Composições vão circular 24h por dia, de sexta (13) até Quarta-feira de Cinzas (18), assim como no fim de semana do Desfile das Campeãs
Os foliões não vão perder o bonde neste carnaval. Na verdade, o metrô. O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento durante a Folia de Momo para atender tanto quem vai curtir os blocos de rua na cidade e quanto assistir ou participar dos desfiles de escolas de samba na Sapucaí. O serviço metroviário funcionará 24 horas por dia, a partir das 5h de sexta (13) até meia-noite de Quarta-feira de Cinzas (18) – um total de 139 horas ininterruptas. E outras 42 horas sem interrupção também no sábado de Desfile das Campeãs (21), quando o metrô volta a funcionar na madrugada até as 23h de domingo (22).
Para quem vai ao Sambódromo ou ao Terreirão do Samba, o metrô também é a melhor opção, com as estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze abertas 24 horas. Já o público que vai curtir os blocos no Aterro do Flamengo deve optar pelo embarque e desembarque na estação Glória, que contará com estrutura especial, com equipamentos de controle de fluxo, comunicação exclusiva e equipe reforçada. Para atender à grande demanda, haverá reforço nos trens e também nas equipes de segurança e atendimentos nas estações. Além disso, duas estruturas externas foram montadas nas áreas de maior movimentação e agenda de blocos: Carioca/Centro e General Osório/Ipanema. Os espaços contam com bilheteria e organizadores de fila que facilitam o embarque dos clientes.
Na sexta (13), a Linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo. A partir de sábado (14) até Quarta-feira de Cinzas (18), a Linha 2 circulará entre Pavuna e General Osório/Ipanema, a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.
Quem tiver ingresso para os setores do lado ímpar da Sapucaí ou for desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício “Balança Mas Não Cai” ou vai ao Terreirão do Samba deve desembarcar na estação Central do Brasil/Centro. Já a estação Praça Onze é a mais próxima para os foliões que têm ingressos para os setores pares ou que irão sair nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios. Já a estação Carioca/Centro, indicada para ida e volta dos megablocos, terá embarque apenas pelo Largo da Carioca, onde haverá uma bilheteria externa especial. Já o desembarque para os clientes que vão sentido Zona Sul será pelo acesso C (Convento); e para quem seguir sentido Zona Norte, no acesso A (Rio Branco). Para os blocos em Ipanema, a estação General Osório/Ipanema é a melhor opção para embarque e desembarque e também contará com bilheteria externa especial no acesso A (Praça General Osório).
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A concessionária orienta ainda que os clientes utilizem métodos de pagamento por aproximação ou comprem e recarreguem seus cartões com antecedência para evitar filas. Outra dica importante é usar o aplicativo do MetrôRio, disponível para Android e iOS, para planejar os trajetos e acompanhar, em tempo real, a operação do sistema metroviário. Os clientes podem consultar a ferramenta “Planeje sua viagem” no site da concessionária (https://www.metrorio.com.br/).





